CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Bolsonaro defende uso de medicamentos sem seguir o que diz a bula

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro compartilhou nota em que a Associação Médica Brasileira (AMB) defende a autonomia dos médicos para prescrever drogas contra a Covid-19, incluindo a hidroxicloroquina. "É importante lembrar que o uso off label (fora da bula) de medicamentos é consagrado na medicina, desde que haja clara concordância do paciente", defendeu

Bolsonaro comenta nota da AMB sobre cloroquina (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em uma nova propaganda do uso da cloroquina, mesmo sem ter comprovação científica de eficácia da substância no tratamento contra Covid-19, Jair Bolsonaro compartilhou nas redes sociais nesta segunda-feira (20) uma nota da Associação Médica Brasileira (AMB) em que a entidade defende a autonomia dos médicos para prescrever drogas no tratamento contra a Covid-19, incluindo a hidroxicloroquina.

Ao compartilhar o texto, Bolsonaro defende também o uso de medicamentos 'off label', ou seja, sem necessidade de seguir a bula. "É importante lembrar que o uso off label (fora da bula) de medicamentos é consagrado na medicina, desde que haja clara concordância do paciente", postou no Twitter. "E que, sem a prática do off label, diversas doenças ainda estariam sem tratamento", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O uso de medicamentos off label é o uso não aprovado oficialmente, que não consta da bula. De acordo com a definição oficial da ANS (Agência Nacional de Saúde), ele "é feito por conta e risco do médico que o prescreve, e pode eventualmente vir a caracterizar um erro médico" e que tem resguardados em prescrições ou protocolos médicos e os meios convencionais disponíveis em procedimentos.

Em seu comunicado, a AMB critica o uso político da hidroxicloroquina e defende que o médico seja autônomo para poder recomendar. "Médicos, entidades, políticos, influenciadores e palpiteiros seguem monitorando estudos sobre o uso de hidroxicloroquina em pacientes acometidos pela Covid-19. Uns procurando provas de que se trata da salvação. Outros, de que é puro placebo", diz o texto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O derby político em torno da hidroxicloroquina deixará um legado sombrio para a medicina brasileira, caso a autonomia do médico seja restringida, como querem os que pregam a proibição da prescrição da hidroxicloroquina", prossegue a entidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO