Bolsonaro deve indicar candidato menos votado em eleição para reitor de universidade mineira

"O que determinará a nomeação? Ser ou ter sido filiado a um partido político? Ter uma proposta de gestão da universidade transparente, ética, democrática e eficiente em termos de administração dos recursos públicos, de trabalho intenso pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e pela inclusão social?", disse Fábio Fonseca, candidato mais votado para a reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Bolsonaro deve indicar candidato menos votado em eleição para reitor de universidade mineira
Bolsonaro deve indicar candidato menos votado em eleição para reitor de universidade mineira

247 - Pela primeira vez em 22 anos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve ignorar a decisão da maioria do votantes na lista tríplice para a escolha do reitor de uma universidade federal e indicar o menos votado para o cargo. O motivo: Fábio Fonseca, primeiro colocado na disputa para a reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), já havia sido filiado ao PT e ao PSOL.

"A nomeação do dirigente da UFTM tem sido aguardada no meio acadêmico por ser tida como um prenúncio de qual será a relação de Bolsonaro com as universidades. Crítico de um suposto aparelhamento de esquerda das instituições, o presidente deve nomear 11 reitores em seu primeiro ano de mandato", adianta a reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta terça-feira (22).

Fonseca foi filiado ao PT dos anos 1990 até 2005 e ao PSOL de 2007 a julho do ano passado, quando se desfiliou após a eleição interna na UFTM.

Procurado, ele afirmou que a nomeação do segundo colocado romperia princípios democráticos relevantes.

"O que determinará a nomeação? Ser ou ter sido filiado a um partido político? Ter uma proposta de gestão da universidade transparente, ética, democrática e eficiente em termos de administração dos recursos públicos, de trabalho intenso pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e pela inclusão social? Esperamos que o governo Bolsonaro nomeie o primeiro colocado na lista tríplice. Seria o respeito à democracia, à transparência e à moralidade administrativa", disse Fonseca.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247