Brasil se mobiliza contra cortes e ataques às universidades

A edição brasileira do jornal El País publica nesta segunda-feira reportagem da jornalista Naiara Galarraga sobre a ampla mobilização social que se espalha por todo o país contra os cortes e ataques do governo Bolsonaro às universidades

Brasil se mobiliza contra cortes e ataques às universidades
Brasil se mobiliza contra cortes e ataques às universidades (Foto: PR | Reprodução)

247 - A edição brasileira do jornal El País publica nesta segunda-feira reportagem da jornalista Naiara Galarraga sobre a ampla mobilização social que se espalha por todo o país contra os cortes e ataques do governo Bolsonaro às universidades.

No alvo de uma brutal ofensiva que tem acentuado caráter antidemocrático, a comunidade universitária do país - estudantes, professores e reitores - protestam de variadas formas contra os cortes de verbas destinadas às universidades públicas.

As duas últimas semanas foram marcadas por manifestações. Nesta quarta-feira (15), ocorre o Dia Nacional de Luta, em que estudantes e professores estão convocados a sair às ruas em defesa das universidades.

"Foi neste panorama já polarizado que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, resolveu usar uma retórica ainda mais belicosa contra as instituições para anunciar os cortes. Foi o que ajudou a tirar as cientistas do laboratório. Foi o ingrediente que faltava para unir o mal-estar no setor, onde os professores de todos os níveis já se mobilizavam contra as mudanças prometidas na reforma da Previdência. Agora, a convocatória nacional da categoria contra alterações nas aposentadorias, prevista para a quarta-feira dia 15, ganhou o reforço da UNE (União Nacional dos Estudantes)", diz a reportagem.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247