Brasil tem sete vezes mais casos de covid-19 do que o governo divulga, aponta pesquisa nacional

Mesmo sendo um dos países em que mais se cresce as estatísticas da covid-19, o Brasil permanece sendo também um dos caso mais graves de subnotificação. O país tem sete vezes mais casos de coronavírus do que apontam os dados oficiais, aponta a primeira etapa nacional de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Marcos Vinicius Andrade da Silva, 26, ajuda a carregar no Cemitério de Inhauma o caixão de Valnir Mendes da Silva, 62, que morreu em uma calçada na favela Arará após dificuldades para respirar, em meio à pandemia do novo coronavírus. Rio de Janeiro, Brasil, 18/05/2020.
Marcos Vinicius Andrade da Silva, 26, ajuda a carregar no Cemitério de Inhauma o caixão de Valnir Mendes da Silva, 62, que morreu em uma calçada na favela Arará após dificuldades para respirar, em meio à pandemia do novo coronavírus. Rio de Janeiro, Brasil, 18/05/2020. (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indica que o Brasil tem sete vezes mais casos de coronavírus do que apontam os dados oficiais. O levantamento foi feito durante uma semana para testar a presença da doença na população.

Isso significa que em um grupo de sete pessoas com o coronavírus, apenas uma sabe que está infectada.

A reportagem do portal G1 destaca que “o levantamento já teve três etapas concluídas no Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Ibope, participantes do projeto, com equipamentos de proteção individual, foram a campo e fizeram 25.025 entrevistas. Aplicaram também testes rápidos para o coronavírus em 133 municípios de todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal.”

A matéria ainda informa que “em 90 cidades, conseguiram testar pelo menos 200 pessoas. Essa amostragem representa pouco mais de um quarto da população brasileira, com 54 milhões de habitantes. A partir dos resultados dos testes para a Covid-19, os pesquisadores calculam que um total de 760 mil brasileiros nestas áreas foram infectados. Na véspera da pesquisa, os números oficiais apontavam, nestas 90 cidades, 104.792 casos confirmados do coronavírus, e 7,6 mil mortes.”

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247