Brasileiro tem atendimento médico gratuito em 7 países

Contribuintes da Previcncia Social tm assistncia na Itlia, Portugal, Grcia, Chile e Cabo Verde. Na Argentina e no Uruguai nem preciso ser segurado do INSS para ter o benefcio

Brasileiro tem atendimento médico gratuito em 7 países
Brasileiro tem atendimento médico gratuito em 7 países (Foto: Divulgação)

247 - Os brasileiros que contribuem para a Previdência Social, além de seus dependentes, têm direito a atendimento médico gratuito na Itália, em Portugal, no Chile, na Grécia e em Cabo Verde. Na Argentina e no Uruguai nem é preciso ser segurado do INSS para ter o benefício.

O seguro-viagem, que muitas vezes é comprado com a passagem, traz outras coberturas.

Para quem quiser apenas ter assistência farmacêutica, odontológica, ambulatorial e hospitalar na rede pública nesses cinco países, é preciso obter o Cdam (Certificado de Direito à Assistência Médica), emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, com a apresentação do passaporte e de comprovantes de contribuição ao INSS, entre outros documentos.

No ano passado, o órgão emitiu 13.895 certificados, número 27,1% menor do que o registrado em 2010. São Paulo, Rio e Minas Gerais lideraram as solicitações.

Um dos motivos da queda nessa comparação foi a saída da Espanha, em junho passado, da lista de países que têm acordo com o Brasil. (Com informações da Folha)

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247