CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Capes nega plágio de nova presidente e diz que ela apenas se apropriou sem dolo

Para a Capes o trabalho de Claudia Mansani Queda De Toledo não se apropriou de conceitos de outros pesquisadores, mas textos técnicos, e não haveria intenção de dolo

Prédio da CAPES (Foto: Reprodução/TV Globo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) negou a existência de plágio na dissertação de mestrado da nova presidente, Claudia Mansani Queda De Toledo.

A dissertação foi batizada de "O ensino jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito", e dedicada, entre outros, a "Deus, pela vida e por minha saúde". Nela, há trechos inequivocamente copiados de outras fontes sem a devida citação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para a Capes, no entanto, o trabalho não se apropriou de conceitos de outros pesquisadores, mas textos técnicos, e não haveria intenção de dolo.

“As passagens do texto que foram mencionadas referem-se a elementos descritivos de elaboração de textos normativos ou planos de gestão acadêmica. Não se referem a ideais, conceitos teóricos ou a dados experimentais obtidos por outros autores e incluídos sem referências. A supressão dessas passagens não altera o fundamento da dissertação ou suas conclusões. A existência de plágio pressupõe dolo, atuação deliberada, vontade de se apropriar de textos originais alheios. Nada disso ocorreu na dissertação”, afirmou ao jornal O Globo, em nota.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reitores criticam nova presidente

Os reitores das três universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) divulgaram no fim de semana um comunicado em que criticam a substituição de Benedito Guimarães Aguiar Neto por Claudia Mansani Queda de Toledo na presidência da Capes.

Para os reitores, a qualificação técnica, o abrangente conhecimento sobre a pós-graduação e sobre o sistema de educação, além do currículo acadêmico, devem ser os critérios para a escolha de dirigentes desse tipo de órgão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Capes é vinculada ao MEC (Ministério da Educação), comandado pelo pastor Milton Ribeiro.

"A legitimidade para o diálogo institucional é pré-requisito para o sucesso das estratégias a serem definidas para qualificar e consolidar cada vez mais o sistema existente. Sem estes, como é o caso da presente nomeação, antevemos enormes dificuldades na gestão futura da Capes. E lamentamos profundamente que isto ocorra", diz a nota assinada pelos reitores Vahan Agopyan (USP), Marcelo Knobel (Unicamp), Pasqual Barretti (Unesp) e Antônio Meirelles (reitor nomeado da Unicamp).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO