CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Celso Amorim: "Enquanto Lula estiver preso não há democracia no Brasil"

"Soberania hoje é soberania popular, o que implica democracia. Democracia hoje no Brasil tem um nome principal: Lula. Enquanto Lula estiver preso não há democracia no Brasil. Para que voltemos a um discurso racional e a um debate no país, Lula Livre!", enfatizou o ex-ministro Celso Amorim

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista ao site Tutaméia, o ex-ministro Celso Amorim, embaixador, ministro das Relações Exteriores de Lula e da Defesa de Dilma, analisou a atual conjuntura política nacional e internacional. Amorim rebateu o discurso de soberania do governo Jair Bolsonaro e salientou que "soberania e democracia são indissociáveis".

"Soberania hoje é soberania popular, o que implica democracia. Democracia hoje no Brasil tem um nome principal: Lula. Enquanto Lula estiver preso não há democracia no Brasil. Para que voltemos a um discurso racional e a um debate no país, Lula Livre!", enfatizou o ex-ministro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobre a crise internacional gerada a partir das queimadas na Amazônia, Celso Amorim destacou que a "Amazônia é uma responsabilidade nacional de um problema global" e que Bolsonaro tem uma falsa visão de soberania ao tratar do assunto,

"Há uma falsa apropriação do termo soberania no caso da Amazônia. Não podemos cair na armadilha de aceitar que o conceito de soberania seja usado para justificar ações indevidas, que contrariam as nossas próprias leis, a nossa Constituição e também compromissos internacionais que o país assumiu”, destacou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Amorin disse que não é favorável ao estatuto internacional para a Amazônia, como sugeriu Macron, "mas quem provocou isso foi Bolsonaro, ao tornar a questão da Amazônia um escândalo mundial”. 

O ex-ministro também repeliu a subserviência do governo Bolsonaro aos ditames norte-americanos.  "O que existe hoje é um colonialismo mental. As mentes estão ocupadas. Então é o ideal. Você não gasta nenhuma bala e nem sequer as fardas dos Marines e domina. Brasil nunca teve uma subordinação tão explícita aos EUA".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Confira a entrevista completa no Tutaméia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO