Celso Amorim: "Enquanto Lula estiver preso não há democracia no Brasil"

"Soberania hoje é soberania popular, o que implica democracia. Democracia hoje no Brasil tem um nome principal: Lula. Enquanto Lula estiver preso não há democracia no Brasil. Para que voltemos a um discurso racional e a um debate no país, Lula Livre!", enfatizou o ex-ministro Celso Amorim

247 - Em entrevista ao site Tutaméia, o ex-ministro Celso Amorim, embaixador, ministro das Relações Exteriores de Lula e da Defesa de Dilma, analisou a atual conjuntura política nacional e internacional. Amorim rebateu o discurso de soberania do governo Jair Bolsonaro e salientou que "soberania e democracia são indissociáveis".

"Soberania hoje é soberania popular, o que implica democracia. Democracia hoje no Brasil tem um nome principal: Lula. Enquanto Lula estiver preso não há democracia no Brasil. Para que voltemos a um discurso racional e a um debate no país, Lula Livre!", enfatizou o ex-ministro.

Sobre a crise internacional gerada a partir das queimadas na Amazônia, Celso Amorim destacou que a "Amazônia é uma responsabilidade nacional de um problema global" e que Bolsonaro tem uma falsa visão de soberania ao tratar do assunto,

"Há uma falsa apropriação do termo soberania no caso da Amazônia. Não podemos cair na armadilha de aceitar que o conceito de soberania seja usado para justificar ações indevidas, que contrariam as nossas próprias leis, a nossa Constituição e também compromissos internacionais que o país assumiu”, destacou.

Amorin disse que não é favorável ao estatuto internacional para a Amazônia, como sugeriu Macron, "mas quem provocou isso foi Bolsonaro, ao tornar a questão da Amazônia um escândalo mundial”. 

O ex-ministro também repeliu a subserviência do governo Bolsonaro aos ditames norte-americanos.  "O que existe hoje é um colonialismo mental. As mentes estão ocupadas. Então é o ideal. Você não gasta nenhuma bala e nem sequer as fardas dos Marines e domina. Brasil nunca teve uma subordinação tão explícita aos EUA".

Confira a entrevista completa no Tutaméia.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247