CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Comissão da Verdade de São Paulo convoca Brilhante Ustra

O coronel reformado é acusado de comandar práticas de tortura contra presos políticos durante o regime militar no Brasil

Comissão da Verdade de São Paulo convoca Brilhante Ustra (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo aprovou na segunda-feira (27) a convocação do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do Doi-Codi, principal órgão de repressão da ditadura militar (1964-85). Ustra é acusado de promover atos de tortura contra presos políticos enquanto comandava a unidade – acusação negada pelo militar, que alega nunca ter participado diretamente de abusos.

O vereador Gilberto Natalini (PV), ex-preso político e integrante a comissão, diz ter sido torturado por Ustra. "Ele me bateu durante várias horas e me obrigou a declamar poesias nu e diante dos soldados para me humilhar", disse Natalini. "Ele me batia com uma vara de cipó de um metro e meio de comprimento. Tive que ficar equilibrado com os pés em cima de latas de leite em pó. Também sofri choques elétricos. Tudo pelas mãos dele".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No último dia 14, numa decisão inédita, o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou sentença de primeira instância que reconheceu Ustra como torturador. Ainda cabe recurso à decisão.

A comissão também aprovou um convite para ouvir o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. Ele foi um dos signatários do AI-5, ato institucional de 1969 que endureceu o regime e instituiu a censura prévia no Brasil.
Com informações da Folha de S.Paulo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO