CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Coronavírus: por melhores condições, detentos iniciam rebelião em presídio de Manaus

Segundo familiares de presos, a rebelião é para exigir melhores condições dentro do presídio, em meio à retirada de direitos e a tensão causada pela pandemia do coronavírus

(Foto: Carolina Diniz)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), em Manaus, se rebelaram na manhã deste sábado, 2, e fizeram reféns sete agentes penitenciários, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A UPP está superlotada, com cerca de 1.079 presos. Segundo familiares de presos, a rebelião é para exigir melhores condições dentro do presídio, em meio à retirada de direitos e a tensão causada pela pandemia do coronavírus.

Acompanhando de fora do presídio, parentes dos detentos comunicaram ao G1 que é possível ouvir, em dias comuns, gritos pedindo água e comida. Além disso, desde o dia 13 de março, todos os presídios do Amazonas estão com visitas suspensas. Além disso, a Seap descobriu um túnel que estava sendo cavado para tentar fugir do presídio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No estado, dois detentos já testaram positivo para o coronavírus. Um dos casos foi confirmado no Centro de Detenção Provisória I e outro em uma cadeia de Parintins, no interior.

“As tensões são muito elevadas. Se a situação piorar, ela pode ficar incontrolável e o Sistema Prisional do Amazonas, apesar das intervenções Federais que acontecem também não apresentarem uma situação muito favorável em respeito à segurança. Acho que um reflexo da pandemia seria um motim”, afirmou o sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ítalo Lima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estão atuando no local o Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), forças de segurança da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Em maio do ano passado, durante um massacre que matou 55 detentos em diferentes presídios da capital, seis dos mortos estavam presos na Unidade do Puraqueqara.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO