Efeito de recadastramento é pequeno e não chega a 0,4%

O cancelamento de quase 3,4 milhões de títulos de eleitor às vésperas das eleições provocou temores no PT de que o partido seja prejudicado no pleito de hoje; uma análise feita, no entanto, indica que, se existir de fato, o efeito do cancelamento será pequeno e dificilmente afetará o resultado; apesar de o número de títulos cancelados corresponder a cerca de 2% dos eleitores, em nenhuma das simulações feitas o eventual prejuízo ao PT superaria 0,4% dos votos válidos (e nunca houve eleição presidencial decidida por margem tão pequena de votos)

Efeito de recadastramento é pequeno e não chega a 0,4%
Efeito de recadastramento é pequeno e não chega a 0,4%
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247O cancelamento de quase 3,4 milhões de títulos de eleitor às vésperas das eleições provocou temores no PT de que o partido seja prejudicado no pleito de hoje. Uma análise feita, no entanto, indica que, se existir de fato, o efeito do cancelamento será pequeno e dificilmente afetará o resultado. Apesar de o número de títulos cancelados corresponder a cerca de 2% dos eleitores, em nenhuma das simulações feitas o eventual prejuízo ao PT superaria 0,4% dos votos válidos (e nunca houve eleição presidencial decidida por margem tão pequena de votos).

A reportagem do Portal UOL destaca que a pesquisa foi feita pelo 'Estadão Dados'. A matéria relata a sequência dos fatos: "a Justiça Eleitoral cancelou títulos em 1.248 municípios onde o recadastramento biométrico foi obrigatório entre 2016 e 2018. O recadastramento consiste na convocação dos eleitores para a coleta e digitalização de suas impressões digitais. Os que não se apresentaram até o prazo final, ou regularizaram a situação logo depois, perderam o direito de votar". 

O resultado da última eleição é considerada na análise: "dos 1.248 municípios afetados, em 69% deles Dilma venceu Aécio Neves (PSDB) no segundo turno de 2014. Seriam, em tese, redutos do PT. Do total de títulos cancelados, 60% estão em cidades onde o partido venceu. Ou seja, os dados indicam que o PT pode mesmo ter sido prejudicado pelo recadastramento obrigatório em seus redutos. Mas é preciso analisar se esse prejuízo é grande o bastante para afetar uma eleição presidencial, na qual há 147 milhões de pessoas aptas a votar".

 

 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247