Fachin diz que STF é muito maior do que a Lava Jato

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, defende regras mais rígidas para evitar a prescrição de processos e dar rapidez na tramitação de ações na Corte, diz que o STF é muito maior do que a Operação Lava Jato e que esta deve ter início, meio e fim. Fachin discute também se um ministro do Supremo deve dedicar-se a debater prioritariamente as questões de índole constitucional ou se o STF deve continuar a ser a quarta instância revisora de quase todos os procedimentos criminais que se iniciam no Brasil, diz que a operação deve 

Fachin diz que STF é muito maior do que a Lava Jato
Fachin diz que STF é muito maior do que a Lava Jato

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, defende regras mais rígidas para evitar a prescrição de processos e dar rapidez na tramitação de ações na Corte.

Uma das propostas, que depende de aprovação no Congresso, é permitir que o relator de um caso aceite ou não o recebimento de denúncia sem a votação em uma das duas Turmas, compostas por cinco ministros cada, como ocorre hoje. Na visão do ministro, esse pode ser um caminho para rebater críticas de que o STF demora para julgar processos criminais, especialmente os da Lava Jato. Em relação a acordos de delação do grupo J&F, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) rescindiu, ele afirmou que a validade das provas não está em jogo no julgamento que será travado no plenário. Elas lastrearam denúncias contra o presidente Michel Temer e outros políticos.

O ministro diz que o STF é muito maior do que a Operação Lava Jato e que esta deve ter início, meio e fim.

Fachin discute também se um ministro do Supremo deve dedicar-se a debater prioritariamente as questões de índole constitucional ou se o STF deve continuar a ser a quarta instância revisora de quase todos os procedimentos criminais que se iniciam no Brasil.

Leia a íntegra da entrevista publicada neste domingo no jornal O Estado de S.Paulo

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247