CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Farmácia Popular reduz 27,6% das internações e 8% das mortes por hipertensão e diabetes no SUS

Estudo elaborado pelo Ipea e UFPB aponta que o programa Farmácia Popular diminuiu 27,6% das internações e 8% dos óbitos por hipertensão arterial e diabetes no SUS. Apesar disto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer extinguir o programa para viabilizar o Renda Brasil

Farmácia Popular (Foto: Elza Fiúza/ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fabíola Salani, na Revista Fórum - Um estudo publicado na Revista de Saúde Pública quantificou os benefícios do programa Farmácia Popular, que o governo Bolsonaro quer extinguir para direcionar a verba ao Renda Brasil. O artigo revela que ele diminuiu 27,6% das internações e 8% dos óbitos por hipertensão arterial e diabetes mellitus no Sistema Único de Saúde (SUS).

Importante destacar que a maior causa de mortes no Brasil são as doenças cardiovasculares, agravadas exatamente com hipertensão e diabetes. Ele tem um orçamento para este ano de R$ 2,5 bilhões. A equipe econômica avalia que ele é “ineficiente” por contemplar todas as pessoas, independentemente da renda. Por isso, pretende acabar com a iniciativa e usar o recurso no Renda Brasil, com o qual pretendem substituir o Bolsa Família.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O artigo foi elaborado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e da Universidade Federal da Paraíba. Eles usaram dados de 5.566 cidades entre 2003 e 2016. Nesse período, observaram que, após 10 anos de exposição ao programa por meio da rede conveniada de farmácias, os municípios reduziram, em média, 100,3 internações por 100 mil habitantes e 13,3 óbitos por 100 mil habitantes em decorrência das duas doenças.

Leia a íntegra na Fórum.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO