CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Faroeste de Bolsonaro deve ampliar doenças mentais no Brasil

 O psicanalista Christian Dunker indica o tamanho do desastre que pode advir do decreto de liberação das armas assinado por Bolsonaro: ao contrário do que propagandeia o governo, o armamento generalizado da população irá aumentar a sensação de insegurança e pode desenvolver patologias graves; Dunker diz que a liberação é uma "bomba de amplo espectro" na saúde mental do brasileiro.

Faroeste de Bolsonaro deve ampliar doenças mentais no Brasil (Foto: 247 | Reuters | PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O psicanalista e professor em psicologia clínica da USP Christian Dunker indica o tamanho do desastre que pode advir do decreto de liberação das armas no país assinado por Jair Bolsonaro: ao contrário do que propagandeia o governo, o armamento generalizado da população irá aumentar a sensação de insegurança e pode desenvolver patologias graves. Dunker diz que a liberação é uma "bomba de amplo espectro" na saúde mental do brasileiro.

"Cada vez que você olha para uma arma ou lembra que ela está ali, você recebe a mensagem de que há perigo lá fora, há perigo nos outros. Isso pode ser um fator indutor de muitas psicopatologias: ansiedade, depressão, atos impulsivos. Uma série de afecções psicológicas poderia ser associada, ainda que secundariamente, à disponibilidade de armamentos", afirma o psicanalista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dunker diz que há vários estudos acadêmicos que apontam que aumentar o uso de dispositivos de segurança pode fazer crescer a sensação de insegurança, por mais paradoxal que pareça, segundo o jornalista Fabrício Lobel.

Quando o psicanalista fala em "bomba de amplo espectro", refere-se à sua reverberação na população: "O que está sendo dito é que o melhor tratamento para a violência está no acesso aos meios de praticar violência. Essa é uma mensagem capilar e tem um efeito perturbador", defende.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para ele, essa compreensão da violência por parte da população pode legitimar o uso da força em diferentes tipos de relação. "Aumenta-se o conflito social, nas disputas entre homens e mulheres, pobres e ricos, brancos e negros", explica.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO