Fux diz que deixará casos do patrão de sua filha
Ministro do STF alega que participou dos julgamentos patrocinados pelo advogado Sérgio Bermudes em razão de descuido e que os seis processos listados tratavam de questões sem importância



247 – Após a revelação de que votou em processos patrocinados pelo advogado Sérgio Bermudes, chefe de sua filha Marianna, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux afirmou seu afastamento dos casos. O problema é que em 1º de abril de 2011, um documento do próprio ministro afirmava seu impedimento para atuar em ações do advogado, o que não foi respeitado por ele.
Em dois julgamentos, na 2ª Turma do STF, Fux acompanhou o voto de colegas a favor dos interesses defendidos por Bermudes.
Em outras duas ocasiões as decisões colegiadas foram contrárias aos interesses dos clientes do advogado. Ele comandou ainda a análise de três processos como relator.
Segundo o Estadão, o ministro alegou que participou dos julgamentos em razão de descuido e que os seis processos listados tratavam de questões sem importância.
O STF saiu ontem em sua defesa, em com a divulgação de uma nota (leia mais). Segundo a Corte, "a eventual participação do Ministro Fux em processos patrocinados pelo Escritório Sérgio Bermudes decorreu de falha nesse sistema de verificação que não indicou o impedimento comunicado. Trata-se de falha operacional que será prontamente solucionada com a adoção de novos mecanismos de controle".
O advogado Sergio Bermudes foi responsável pela organização de uma festa de aniversário de 60 anos do ministro para mais de 200 convidados em sua residência, prevista para o próximo dia 26, com uma lista ilustre de convidados, como o governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. Após a polêmica com Dirceu, o evento foi cancelado.
O conhecimento liberta. Saiba mais
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247