Guarujá terá aeroporto até a Copa de 2014

Terminal ser operado em parceria com a Petrobras e ter capacidade para 1 milho de passageiros. Fora Area Brasileira vai ceder rea de 200 mil m da Base de Santos para a prefeitura

Guarujá terá aeroporto até a Copa de 2014
Guarujá terá aeroporto até a Copa de 2014 (Foto: Divulgação)

247 – O Estado de São Paulo terá um novo aeroporto até a Copa de 2014. O local escolhido foi o Guarujá, na Baixada Santista. O terminal terá capacidade para 1 milhão de passageiros e será criado em um anexo da Base Aérea de Santos. Uma licitação será aberta neste ano para oferecer o projeto à iniciativa privada.

A prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, se reuniu no mês passado em Brasília com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e representantes da Aeronáutica e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para apresentar o projeto da nova unidade, que seria feita na base aérea da cidade que hoje é subutilizada. Segundo informações do Estadão, dos mais de 2 milhões de metros quadrados da instalação militar, o aeroporto vai usar cerca de 200 mil m² - área similar à do Parque da Independência, em São Paulo. As obras começam em 2013.

"Nossa intenção é ainda neste ano começar com uma pequena operação para receber voos fretados com passageiros de transatlânticos", afirmou a prefeita após o encontro.

A Petrobras será parceira na utilização da unidade, aproveitando-a para a operação do pré-sal na bacia de Santos.

Segundo a prefeitura, se a cidade tivesse um aeroporto hoje, receberia 750 mil passageiros por ano - boa parte seguiria para os cruzeiros que saem de Santos. O movimento deve crescer ainda mais atrelado à descoberta de petróleo na camada do pré-sal da Bacia de Santos.

A ideia de transformar a instalação militar em aeroporto é antiga. Em 2008, a então ministra do Turismo Marta Suplicy chegou a anunciar um repasse de R$ 4,4 milhões ao município - a maior parte seria investida na reforma do terminal, o que nunca aconteceu. (Com informações do Estadão)

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247