CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Investimentos em ciência retrocedem 15 anos

Reeleito para a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira diz que a situação da Ciência e Tecnologia no país é catastrófica; "Voltamos ao nível de investimento de 15 anos atrás. Isso é catastrófico", afirma

Físico Ildeu Castro Moreira, reeleito para a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Reeleito para a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira diz que a situação da Ciência e Tecnologia no país é catastrófica. "Voltamos ao nível de investimento de 15 anos atrás. Isso é catastrófico", afirma Ildeu ao Projeto Colabora.

"Depois do último corte (ou contingenciamento, como o governo gosta de chamar) as universidades, principais responsáveis pela pesquisa científica no país, estão com muitas dificuldades para manter seus laboratórios funcionando. Essa recomposição orçamentária é uma das prioridades dessa nova gestão á frente da entidade que completa 71 anos. Para isso, apoia a criação da Frente Parlamentar Mista para a Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, composta por integrantes de todas as legendas", conta a reportagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ildeu explica: "A instituição vem desde 2014 criticando esses cortes de investimento na área de Ciência e Tecnologia, que foram se acentuando. Em 2017, a situação  piorou, no ano passado caiu um pouco mais e este ano caiu mais ainda. Então, esse contingenciamento de 42%, que na prática se transforma em corte, levou o investimento em Ciência e Tecnologia para a ordem de R$ 3 bilhões, que é menos de um terço que tínhamos há dez anos. Voltamos ao nível de investimento de 15 anos atrás. Isso é catastrófico".

"Enquanto isso, vemos que outros países que fazem acordo com a gente, como a Alemanha, França, Estados Unidos, Coréia, Japão, China estão aumentando significativamente os recursos para Ciência e Tecnologia. A Alemanha fez agora um projeto para nos próximos dois anos colocar 180 bilhões de euros, o que vai fazer com que os recursos do país para a área seja quase que dobrado em 10 anos", diz o físico.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO