Governo Bolsonaro já adotou 13 medidas para reduzir transparência no setor público

O governo de Jair Bolsonaro já tentou duas vezes mudar a Lei de Acesso à Informação, a fim de esconder informações da opinião pública, além de tentar maquiar dados sobre a pandemia do coronavírus

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Jair Bolsonaro já tomou 13 medidas para dificultar o acesso a informações. O governo federal tentou mudar duas vezes a Lei de Acesso à Informação, esconder pesquisas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sobre medicamentos e tirar os dados da violência policial do anuário sobre direitos humanos. Na pandemia,Bolsonaro tenta maquiar informações sobretudo sobre o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e de mortes. 

Até a noite deste domingo (21), o número de infectados chegou a 1.086.990 pessoas, com  50.659 mortos, segundo levantamento feito por consórcio de veículos de imprensa. 

Em pleno auge da pandemia, o Ministério da Saúde passou a atrasar a divulgação dos dados da doença. Bolsonaro explicitou que o objetivo era impedir a divulgação dos números no considerado horário nobre da televisão. "Acabou matéria do Jornal Nacional [da TV Globo]", disse. 

O governo também tentou mudar a metodologia de cálculo dos dados sobre a Covid-19 sem os números acumulados de casos e mortes, apenas com atualizações diárias. Mas foi obrigado a voltar atrás devido à reação política da sociedade. 

O governo federal está atrás de estados brasileiros na transparência dos dados públicos, informa reportagem da Folha de S.Paulo.

A reportagem destaca que essa falta de transparência é visível desde o início do governo., com tentativas de alterar a Lei de Acesso à Informação. 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247