CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Justiça manda USP reintegrar expulso por invasão

Marcos Padraic Dunne ganhou o direito de voltar Universidade de So Paulo aps ter sido expulso da instituio, junto com cinco colegas, em dezembro do ano passado

Justiça manda USP reintegrar expulso por invasão (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio _247 - Marcos Padraic Dunne, ex-aluno da Universidade de São Paulo, ganhou o direito de voltar à USP. Ele foi expulso da instituição em dezembro do ano passado acusado de ter invadido um dos prédios da universidade. A decisão, em caráter liminar, é do juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

A expulsão foi decidida por uma comissão processante da USP. O juiz Valentino Aparecido de Andrade entendeu que a pena administrativa imposta ao estudante se revelou “desproporcional”, “excessiva” ou “ao menos não bem justificada”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Marcos foi um dos seis estudantes punidos pela ocupação de salas da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas). A ocupação pedia mais vagas para moradia estudantil.

Na decisão, o juiz pede à USP que esclareça melhor os motivos da expulsão. Reforça ainda que a universidade deve considerar que o ocupação se tratava de ato político. “A própria comissão admitiu ter tido um fim político [a invasão e a ocupação buscavam compelir a Universidade de São Paulo a criar mais vagas para seus alunos]”, aponta a decisão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como a decisão é provisória, o juiz encaminhou citação à universidade para explicar os motivos da decisão. A USP afirmou que “está tomando as providências cabíveis para esclarecer os pontos que embasaram a decisão junto ao juiz”.

A universidade defende que as expulsões foram resultados de um processo administrativo disciplinar, concluído em dezembro do ano passado. “Não apurou simplesmente a ocupação, mas sim outras ações graves, como desaparecimento de prontuários com informações sigilosas”, afirma texto publicado pela assessoria de imprensa da universidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO