CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Lula: é preciso um novo discurso para atrair a sociedade para a política

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o PT abra mais espaço para a participação feminina na política e afirmou ser necessário construir um novo discurso para atrair as mulheres,além de setores econômicos e movimentos sociais, para a vida pública; para Lula, a criação de um novo discurso deve ser ampliada de maneira a atrair outros setores da sociedade que também não são representados como deveriam. "Assim vale para todos setores da sociedade. Os pequenos agricultores possuem 3 ou 4 deputados e respondem por 70% dos alimentos do país. Já os grandes agricultores possuem 200 deputados", exemplificou  

Ex-presidente Lula participa da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o PT abra mais espaço para a participação feminina na política e afirmou ser necessário construir um novo discurso para atrair as mulheres, além de setores econômicos e movimentos sociais, para a vida pública. "Estamos precisando construir uma narrativa que convença a mulher que ela está a mais preparada, que ela tem mais possibilidade, mais jeito de cuidar de uma cidade, de um estado ou de um país do que um homem", disse Lula na Abertura do Encontro Nacional de Mulheres do PT.

"Os homens têm milhares de anos de governança. Desde que o mundo fio descoberto quem governa é o homem e no Brasil só tivemos uma experiência em 500 anos e foi a Dilma. Tivemos pouquíssimas experiências, mesmo dentro do PT. Não basta a gente falar que a gente fez, não basta dizer isso porque qualquer um pode dizer. Algo mais só vocês podem dizer, construir, como despertar isso na cabeça da mulher isso".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para Lula, a criação de um novo discurso deve ser ampliada de maneira a atrair outros setores da sociedade que também não são representados como deveriam. "Assim vale para todos setores da sociedade. Os pequenos agricultores possuem 3 ou 4 deputados e respondem por 70% dos alimentos do país. Já os grandes agricultores possuem 200 deputados", exemplificou.

Para Lula, "as pessoas habituadas a morarem na Casa Grande não aceitam que as pessoas que nasceram na Senzala consigam subir um degrau para chegar à Casa Grande. É contra isso que temos que lutar todo santo dia, todo santo mês e todo santo ano".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Acho que o papel da luta das mulheres não é mais apenas o papel de lutar atrás de uma reivindicação, até porque reivindicação por reivindicação a gente pode atender e outros podem atender, médico especial, a lei Maria da Penha foi aprovada no Congresso por gente de direita também. Tudo isso a gente consegue. "Estamos precisando construir uma narrativa que convença a mulher que ela está a mais preparada, que ela tem mais possibilidade, mais jeito de cuidar de uma cidade, de um estado ou de um país do que um homem", afirmou.

"Mas não adianta falar que a mulher vai participar da política se o estado não oferece creche para ela deixar as crianças. Quem vai ficar com as crianças se o marido sai pra trabalhar e ela sai pra trabalhar? Quem vai acompanhar a mulher na escola? É verdade que as mulheres ocuparam muito espaço no mundo do trabalho, mas é verdade que ainda falta muito para os homens ocuparem espaço dentro da cozinha", disse.
"O que temos que discutir e tentar encontrar uma solução não é apenas criticar e apresentar uma pauta de reivindicações, mas como encontrar uma solução para tornar uma necessidade real, vital, ser concretizada , para que a mulher possa ter efetivamente condições de participar da política", completou em seguida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja a íntegra do discurso.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO