HOME > Brasil

Não vejo risco nenhum de Bolsonaro não aceitar derrota, diz Mourão

Segundo o vice-presidente, o Brasil não corre risco de vivenciar tumulto semelhante ao dos EUA, quando Donald Trump não aceitou a derrota para Joe Biden

Mourão, invasão ao Capitólio dos Estados Unidos e Bolsonaro (Foto: Bruno Batista/ VPR | Reuters)

247 - O vice-presidente, Hamilton Mourão, minimizou os ataques e ameaças ao sistema eleitoral feitos por Jair Bolsonaro nas últimas semanas e afirmou não “ver risco algum”  de que o atual ocupante do Palácio do Planalto não aceite uma eventual derrota no pleito de outubro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial, segundo todas as pesquisas de intenção de voto.  

“Não vejo risco nenhum. Aqui existe a turma da análise pré-estabelecida e que fica torcendo os fatos para que caibam no pacote que criaram: o de que teremos algo similar ao que ocorreu nos EUA (onde o então presidente Donald Trump resistiu a reconhecer a derrota para Joe Biden, em 2020). São processos totalmente distintos”, disse Mourão à coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles. 

A última insinuação de que poderá não aceitar o resultado das urnas em caso de derrota foi feita por Bolsonaro na terça-feira (17), durante um evento oficial em Propriá (SE). Na ocasião, ele voltou a defender o uso de armas de fogo por civis e a fazer ameaças contra as instituições a o sistema eleitoral sob a alegação de que a democracia corre risco no Brasil. 

“Não interessam os meios que, por ventura, um dia tenhamos que usar. A nossa democracia e a nossa liberdade são inegociáveis”, disse. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: