CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Onyx: Coaf pode virar agência nacional de inteligência financeira

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que "está no horizonte" do governo neste ano ou no próximo "caminhar" para transformar o Coaf em uma agência nacional de inteligência financeira (Anif); "Defendo isso desde 2006, para permitir que se faça preventivamente o cruzamento de dados", disse 

Onyx: Coaf pode virar agência nacional de inteligência financeira (Foto: Wilson Dias - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que "está no horizonte" do governo neste ano ou no próximo "caminhar" para transformar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em uma agência nacional de inteligência financeira (Anif). "Defendo isso desde 2006, para permitir que se faça preventivamente o cruzamento de dados", disse ele ao Blog de Andréia Sadi.

De acordo com o titular da pasta, o objetivo seria dar mais autonomia para o órgão, "porque agência é vinculada, mas não é subordinada. E teria mais autonomia administrativa e orçamentária, por exemplo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A comissão do Congresso Nacional analisa a Reforma Administrativa do governo Jair Bolsonaro retirou o Coaf do ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pro Sérgio Moro. A ideia é que o conselho fique sob a alçada do ministério da Economia, chefiado por Paulo Guedes.

"Uma ideia que precisa amadurecer, mas foi isso que Moro me falou: que teria o Coaf fortalecido neste ano e analisaria a criação da agência. A pasta dele tem muitas atribuições neste ano, como o pacote anticorrupção e a segurança pública. E pode (ter a Anif) no horizonte, porque seria muito bom para o Brasil, como já foi para outros países".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO