Para 91%, Bolsonaro defende grandes grupos ao falar em explorar reserva

Nova pesquisa realizada nesta terça-feira, 18, questionou os membros da comunidade do 247 no YouTube sobre a declaração de Jair Bolsonaro que defendeu a revisão da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e sua exploração comercial; com cerca de 4,5 mil votos até às 16h, 91% dos participantes disseram que Bolsonaro está errado ao desenterrar este assunto e apenas atende interesses de grandes grupos econômicos; 9% responderam que o presidente eleito tem razão e os indígenas não têm direito à terra

Para 91%, Bolsonaro defende grandes grupos ao falar em explorar reserva
Para 91%, Bolsonaro defende grandes grupos ao falar em explorar reserva

247 - Uma nova pesquisa realizada nesta terça-feira, 18, questionou os membros da comunidade do 247 no YouTube sobre a declaração do presidente eleito Jair Bolsonaro que defendeu a revisão da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e sua exploração comercial.

"É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional. E, no lado dos índios, dando royalties, e integrando o índio à sociedade", disse Bolsonaro.

Com cerca de 4,5 mil votos até às 16h, 91% dos participantes disseram que Bolsonaro está errado ao desenterrar este assunto e apenas atende interesses de grandes grupos econômicos. 9% responderam que o presidente eleito tem razão e os indígenas não têm direito à terra.

A pesquisa teve mais de 200 comentários dos participantes. Renata Viana, que é membro do canal, diz que o artigo 231 da Constituição impede a medida defendida por Bolsonaro. "'São reconhecidos aos índios: sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.' Está na Constituição federal e não pode ser mudada ao bel prazer do desgoverno Bolsonaro", diz ela.

Joares Ribeiro concorda com Renata, que Bolsonaro está errado e apenas atende interesses de grandes grupos. "Mais um flagrante atentado a Constituição. Demonstração clara de um governo que se propõe a defender os interesses das mineradoras, sabendo-se que estas são de políticos associados ao grande capital. Demonstração de ignorância histórica e ma intenção. O combate a esse projeto medonho não é somente do Movimento Indígena, essa é uma bandeira deve ser de todos nós", diz ele.

Maria Eneida Pires Fernandes também diz que Jair Bolsonaro está errado e apenas atende interesses de grandes grupos. "Foi para isso que o elegeram. Para explorar reservas, terras indígenas; enriquecer mais quem já é rico, enfim, sucatear o Brasil e jogar os menos favorecidos na extrema miséria", afirma.

Inscreva-se na TV 247 e clique aqui para participar da pesquisa. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247