Presidente da OAB nacional pode se lançar ao Senado

Marcus Vinícius Furtado Coelho foi convidado pelo senador Ciro Nogueira (PP) para entrar na disputa em 2014 pelo partido. Advogado não confirma pretensão, mas é conhecido por priorizar pautas políticas em seu mandato

Presidente da OAB nacional pode se lançar ao Senado
Presidente da OAB nacional pode se lançar ao Senado

180graus - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Marcus Vinícius Furtado Coelho, pode ser candidato a senador nas Eleições 2014. É o que se especula nos bastidores da política local.

Quem tenta viabilizar essa possibilidade é o senador Ciro Nogueira (PP). Por telefone ele confirmou ao 180graus: sondou Marcus Vinícius, que se filiaria ao Partido Progressista e seria candidato numa chapa articulada pelo senador pepista.

Teria o senador Wellington Dias (PT) como candidato a governador, um candidato a vice-governador indicado pelo PTB, que seria o ex-prefeito Elmano Ferrer ou o próprio senador João Vicente Claudino, e com Marcus Vinícius como candidato a senador pelo PP.

“Nós conversamos realmente com ele (Marcus Vinícius). Seria fantástico, pois é um grande nome, um grande advogado, não só para o nosso estado mas reconhecido em todo o País. Mas ele descarta, não quer entrar na política. Até porque vive um momento importante como presidente da OAB”, afirmou Ciro.

APARECENDO MAIS NA MÍDIA

Já há algum tempo, desde que foi eleito presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho tem aparecido bastante na mídia. Tanto no Piauí como nacionalmente. Neste final de semana ele apareceu nas famosas ‘Páginas Amarelas’ da revista Veja, a mais lida do Brasil. No Piauí ele apareceu com destaque no programa ‘Líder’, da TV Antena 10.

FALANDO MUITO EM POLÍTICA

Desde que foi eleito presidente nacional da Ordem, Marcus Vinícius tem colocado pautas políticas entre as principais de seu mandato. Ele por exemplo tem levado a sério uma campanha que puna com mais rigor a prática do caixa dois eleitoral. Na entrevista que deu à Veja desta semana ele fala até mesmo sobre a Lei da Ficha Limpa e lembra dos protestos que ocorreram recentemente no País: “As manifestações da população nas ruas mostraram que há uma crise muito profunda no modelo de representatividade. A origem desse mal está no sistema eleitoral”.

MARCUS DESCARTA, POR ENQUANTO

Por mensagem de texto encaminhada à reportagem do 180graus, Marcus Vinícius comentou sobre o assunto e negou que esteja se filiando ou que pense em se candidatar para as próximas eleições: “Não há a menor possibilidade de me filiar a qualquer partido político, menos ainda de concorrer a qualquer cargo eletivo. Sou e serei presidente nacional da OAB até o final do mandato, de onde sairei para continuar exercendo a profissão que eu amo, a advocacia”. Atuação de Marcus Vinícius é destacada e reconhecida por grandes juristas e políticos do País.

QUEM É MARCUS VINÍCIUS FURTADO COELHO

Natural da cidade de Paraibano, interior do Maranhão, foi morar em Teresina aos 11 anos de idade, onde estudou e construiu uma carreira profissional na advocacia. Advogado militante, é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), na turma de 1993, tem pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha. Filho do escrivão judiciário Sérgio Coêlho e da professora primária Maria Doracy, começou a estudar no Instituto

Dom Barreto e se destacou ao passar em primeiro lugar num concurso para professor da UFPI. Construiu uma história na escola considerada uma das melhores do Brasil –segundo o ENEM/MEC- tendo como ‘mestre’ o saudoso professor Marcílio Rangel, falecido em 2006.

GRANDES VITÓRIAS NA OAB (PIAUÍ E NACIONAL)

Marcus, ao transferir seu escritório para Brasília-DF, começava a construir uma carreira de vitórias na capital federal e, por tabela, também no Piauí. Inicialmente, já inscrito na Seccional da Ordem dos Advogados no Piauí, também passou a se inscrever na Seccional da Ordem no Distrito Federal. Formou um grupo forte, com advogados considerados mais jovens, que desbancou um tradicionalismo quase imbatível dentro da OAB-PI que tinha nomes como Álvaro Mota, Nelson Nery, Celso Barros e Fides Angélica a frente. Marcus e seu grupo estão comandando a OAB-PI desde 2007, como conselheiro federal desde então, apoiou e elegeu Norberto Campelo presidente, depois Sigifroi Moreno e, mais recentemente, o atual Willian Guimarães. Com boa atuação no Conselho, em Brasília, candidatou-se ao cargo de presidente da OAB Nacional no final do ano passado e elegeu-se com 78% dos votos. Chegou no topo.

CAMINHO NATURAL PARA ENTRAR NA POLÍTICA

Ambicioso e com gosto pelo poder, o caminho natural para Marcus Vinícius Furtado Coelho seria a Política. Seu escritório é um dos mais requisitados por grandes nomes da política nacional. Entre os clientes, está a família Sarney, o senador e ministro Marcelo Crivella e no Piauí, entre outros, o deputado federal e ex-governador Hugo Napoleão. A propósito é conhecido entre grandes juristas por ser um dos poucos advogados que conseguiram cassar governador: um no Piauí, quando Hugo tomou o lugar de Mão Santa, e outro no Maranhão, quando Roseana Sarney sentou na cadeira que era de Jackson Lago. É um homem milionário. Especula-se que seu patrimônio passe da casa dos R$ 100 milhões. O momento em que chegou mais perto de entrar na disputa eleitoral foi em 2006. Um ano antes do pleito ele chegou a conversar com alguns agentes políticos pensando na possibilidade de ser candidato a deputado federal. Não vingou. Mas agora é diferente. O cenário é outro e bastante favorável à sua candidatura.

Publicado por Allisson Paixão

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247