CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Primeiro ato de Fux é visto no Supremo como apoio à Lava Jato

Fux começa sua gestão como presidente do Conselho Nacional de Justiça provocando contradições com advogados e ministros da suprema corte. Seu primeiro ato é visto como aceno positivo à Lava Jato

Luiz Fux (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O novo presidente do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux, começou seu mandato fazendo restrições ao benefício de saída da prisão por Covid-19.  

Este ato gerou reclamações de colegas do STF, de advogados e de entidades ligadas aos direitos humanos, que viram na medida um sinal à Lava Jato, informa o Painel da Folha de S.Paulo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A recomendação de Fux, em norma do CNJ, é para que condenados por lavagem de bens e crimes contra a administração pública não sejam  beneficiados com a revisão da prisão por causa da pandemia da Covid-19.

A nova norma contraria recomendação do conselho, publicada no início da pandemia no Brasil, que incentiva magistrados a reverem prisões de pessoas de grupos de risco. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em julho, a norma virou objeto de debate com a morte do ex-deputado Nelson Meurer, 77, por Covid-19. Condenado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, ele teve pedidos de prisão domiciliar negados pelo STF, contaminou-se na prisão e morreu. Segundo seu advogado, ele era cardiopata, diabético, hipertenso e doente renal crônico.

Um dos integrantes da corte chamou a mudança de Fux de factoide, que agrada aos defensores da Lava Jato. Eles afirmam que a norma passada, de Dias Toffoli, também foi ignorada, como no caso de Meurer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Advogados criminalistas reclamaram do novo texto. Eles dizem que não há motivo para tratar casos de corrupção de maneira diferente dos demais, ainda mais durante uma pandemia, que coloca em risco a vida das pessoas.

"Se a ideia é você ter banda larga para conectar só a televisão e o celular dentro da sua casa é uma coisa, e se você quer ter uma tecnologia que alcance distâncias longas em um ambiente rural é outra. Então até a gente fazer testes e saber qual é o objetivo da implantação do 5G, eu não consigo dizer qual é a melhor solução", afirma.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO