'Qual tese econômica elegeu Bolsonaro?', pergunta sociólogo

O sociólogo Celso Rocha de Barros afirma que a economia destruída por Temer provocou duas situações nas eleições de 2018: fez com que o PSDB e PMDB (partidos associados a Temer) tivessem votações ridículas e devolveu ao PT um protagonismo perdido; Rocha de Barros, no entanto, se pergunta, sobre o que fez o eleitor escolher Bolsonaro; ele diz ser implausível que eleitor estivesse "convencido da necessidade de se aposentar mais tarde, contar com menos serviços públicos e viver sob leis trabalhistas muito mais flexíveis"

'Qual tese econômica elegeu Bolsonaro?', pergunta sociólogo
'Qual tese econômica elegeu Bolsonaro?', pergunta sociólogo (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

247 - O sociólogo Celso Rocha de Barros afirma que a economia destruída por Temer provocou duas situações nas eleições de 2018: fez com que o PSDB e PMDB (partidos associados a Temer) tivessem votações ridículas e devolveu ao PT um protagonismo perdido. Rocha de Barros, no entanto, se pergunta, o que fez o eleitor escolher Bolsonaro. Ele diz ser implausível que eleitor estivesse "convencido da necessidade de se aposentar mais tarde, contar com menos serviços públicos e viver sob leis trabalhistas muito mais flexíveis."

Em seu artigo no jornal Folha de S. Paulo, o sociólogo postula: "Guedes se ausentou de todos os debates da campanha. Quando falou, Bolsonaro mandou que se calasse. Quando o próprio Bolsonaro falou sobre economia, a probabilidade de dizer coisas contrárias ou a favor de Guedes eram parecidas com as do cara-ou-coroa."

E pondera: "os eleitores também podem ter votado em Bolsonaro porque passaram a dar mais importância a temas morais do que ao próprio bolso."

Para finalmente propor: "não foi, é mentira, mas é difícil culpar o público por acreditar nisso: uma recessão profunda aconteceu ao mesmo tempo em que apareciam as denúncias da Lava Jato. E é uma tese sedutora, porque a solução proposta —prender corruptos— não traz qualquer sacrifício para a esmagadora maioria do eleitorado."

 

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão
Brasil

Mourão: quem manda é o Bolsonaro

Ocupando interinamente a Presidência, enquanto Jair Bolsonaro está no hospital, o general Hamiton Mourão concedeu entrevista ao jornal Correio Braziliense na qual buscou evitar qualquer conflito...

Ao vivo na TV 247 Youtube 247