Soberania ameaçada: peritos americanos vão investigar incêndios em parques do MT

Peritos dos EUA estão em Mato Grosso para investigar as causas e origens dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e no Parque Indígena do Xingu. De acordo com o Ministério da Defesa, os americanos vão trabalhar em parceria com os funcionários do Ibama e do ICMBio.

Incêndio na Chapada dos Guimarães
Incêndio na Chapada dos Guimarães (Foto: Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Peritos dos EUA estão em Mato Grosso para investigar as causas e origens dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e no Parque Indígena do Xingu. De acordo com o Ministério da Defesa, os americanos vão trabalhar em parceria com os funcionários do Ibama e do ICMBio.

A reportagem do portal G1 destaca que "a investigação é específica para saber se os incêndios começaram ilegalmente ou se houve somente uma queimada promovida pelos agricultores. A parceria entre a USAID e o governo do Brasil começou em 1998, com o intuito de melhorar o processo de combate aos incêndios e prevenir os riscos, de acordo com o Ministério da Defesa."

A matéria ainda lembra que "na quinta-feira (12), a Prefeitura de Chapada dos Guimarães decretou situação de emergência por causa das queimadas e alegou prejuízo de R$ 23 milhões com despesas não previstas no orçamento e, por isso, teria estourado a capacidade operativa e financeira do município."

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email