CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Sônia Guajajara: indígenas precisam de medidas específicas contra a Covid-19 para evitar outro genocídio

Uma das principais lideranças indígenas do País, Sônia Guajajara explica que os povos originários têm um hábito de vida comunitário e muito mais próximo do que o resto da população brasileira, facilitando, portanto, a propagação do coronavírus. Assista na TV 247

Sônia Guajajara e indígenas (Foto: Divulgação | REUTERS/Ricardo Moraes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sônia Guajajara, disse à TV 247 que medidas específicas devem ser tomadas pela Funai e pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para combater o avanço do novo coronavírus entre os indígenas.

Ela explicou que, pelo modo de vida desses povos, a testagem e as medidas de prevenção devem ser pensadas de forma mais específica, com o objetivo de frear a propagação do vírus e evitar mais um genocídio causado por doença. “Essa subnotificação é bem preocupante porque se as pessoas não têm acesso ao testes, não têm como confirmar se estão ou não contaminadas, vão só aumentar cada vez mais essa proliferação e vai crescer com muito mais intensidade do que nas outras pessoas. A gente tem um modo de vida comunitário, compartilhado, que facilita muito mais a propagação. Se a pessoa está com os sintomas mas não está testado, não adianta porque as pessoas não vão ter esses cuidados, não vão ficar no isolamento”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A gente tem esse hábito de compartilhar cuia, de compartilhar cachimbo, são rodas de conversa, dormir junto nas casas que são de um cômodo ou dois cômodos e todo mundo dorme ali sempre muito próximo. Então esse modo de vida comunitário dos povos indígenas tem que ser considerado nesse momento e medidas específicas têm que ser tomadas para que a gente evite outro genocídio. Já temos um histórico muito forte e doído de extermínio de povos e culturas que foi provocado por outras epidemias”, completou.

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO