CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Temer prometeu a ruralistas estrada que atinge o Parque do Xingu

Além de gastar R$ 13,4 bilhões em recursos públicos, com favores aos deputados, para escapar da denúncia de corrupção passiva, Michel Temer também prometeu à bancada ruralista liberar recursos para uma estrada sem licenciamento ambiental, que atinge o Parque do Xingu; "O Ibama detectou, ao longo do traçado, sítios arqueológicos, grutas com pinturas e inscrições rupestres e matas consideradas vitais para cabeceiras de rios que cruzam o Parque Indígena do Xingu, cujo extremo sul fica a apenas 10 quilômetros do traçado da rodovia", aponta reportagem do jornalista Rubens Valente; a estrada também beneficia uma fazenda de soja do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que está sendo acusado de estruturar esquemas de corrupção no Mato Grosso

Parque do Xingu (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Além de gastar R$ 13,4 bilhões em recursos públicos, com favores aos deputados, para escapar da denúncia de corrupção passiva, Michel Temer também prometeu à bancada ruralista liberar recursos para uma estrada sem licenciamento ambiental, que atinge o Parque do Xingu.

"A estrada de 194 km, a BR-242, ainda não tem licença aprovada pelo Ibama, órgão federal responsável pela autorização. O Ibama detectou, ao longo do traçado, sítios arqueológicos, grutas com pinturas e inscrições rupestres e matas consideradas vitais para cabeceiras de rios que cruzam o Parque Indígena do Xingu, cujo extremo sul fica a apenas 10 quilômetros do traçado da rodovia", aponta reportagem de Rubens Valente, publicada na Folha de S. Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os indígenas do Xingu entregaram às autoridades uma carta, em nome de 16 etnias com 8.000 índios, que repudia a obra porque deverá trazer impactos ambientais e sociais com desmatamentos, novos núcleos populacionais e aumento do uso de agrotóxicos. Eles pedem que seja aproveitada uma estrada que já existe e que passa um pouco mais longe do Xingu, em um desvio de cerca de 100 km, ligando Gaúcha do Norte a Canarana (MT). Até a semana passada, tudo caminhava para uma saída que poderia contentar Ibama, indígenas e fazendeiros, pois o traçado alternativo passou a receber apoio dos próprios produtores rurais. O grupo pró-rodovia chegou a distribuir camisetas e banners com o novo traçado. Contudo, de repente, os desenhos foram alterados para cobrir o trecho até Canarana", aponta a reportagem.

A estrada beneficia uma fazenda de soja do ministro Blairo Maggi, que está sendo denunciado por montar esquemas de corrupção no Mato Grosso, e a mudança foi articulada pelo deputado tucano Nilson Leitão (PSDB-MT).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO