CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Toffoli discute com Maia verba para campanhas, aborto e perda de mandato

Entre os pedidos feitos pelo presidente Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, está a análise com urgência, antes das eleições, de um recurso da Mesa da Câmara contra parte de uma decisão da Corte prevendo 30% do total de recursos Partidário reservados para candidaturas femininas

Toffoli discute com Maia verba para campanhas, aborto e perda de mandato (Foto: Esq.: Nelson Jr. - STF / Dir.: Luis Macedo - Câmara)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na primeira audiência como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli recebeu o presidente Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e discutiu temas como a ação sobre descriminalização do aborto, recursos eleitorais para a campanha de mulheres e a automática de mandato de parlamentares condenados pelo STF. 

Maia pediu que o STF decida com urgência, ainda antes das eleições, um recurso da Mesa da Câmara contra parte de uma decisão da Corte prevendo 30% do total de recursos Partidário reservados para candidaturas femininas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Parlamento, a declaração de inconstitucionalidade de alguns artigos engessou o uso de recursos ante atividades de fomento à participação das mulheres para as campanhas eleitorais. Na semana passa, o ministro Edson Fachin liberou para julgamento do plenário um recursos que pede a destinação de recursos financeiros de anos anteriores acumulados a esse tipo de fomento para serem depositados em contas individuais das candidatas no financiamento de suas campanhas eleitorais no pleito.

“Agora para essa eleição ainda, a questão do financiamento da campanha das mulheres. Já que o TSE vetou a utilização do dinheiro das mulheres do Fundo Partidário, então todos os partidos têm recursos para eleição das mulheres e não pode”, disse Maia a jornalistas após a audiência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O congressista também ressaltou a importância de se discutir o aborto no Legislativo. “Tratei da ação do aborto. Minha interpretação que esse é um debate que precisa ser feito pelo Legislativo. O ministro Toffoli concordou,. O novo parlamentar deve focar nessa discussão, que é o melhor caminha para esse tema”, afirmou.

Maia ainda pediu que o STF normatize a possibilidade da Corte declarar a perda automática de mandato de parlamentares condenados pelo Supremo, que tem interpretações diferentes entre as duas turmas do tribunal. "A Primeira Turma tem uma interpretação, e a Segunda Turma tem outra. Nós da mesa, sob a minha lid decidimos cumprir a decisão judicial para que não houvesse conflito, mas gostaríamos, já que cada t um jeito, de ver isso normatizado o mais rápido possível”, frisou Maia, 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO