Um terço dos brasileiros culpa a vítima em casos de estupro
De acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), um em cada três brasileiros acredita que a mulher é a principal culpada nos casos de estupro; a ideia de que a culpa pela violência sofrida é da vítima é ainda mais comum entre os homens: 42% dizem que se "elas se dessem ao respeito", não seriam estupradas; entre elas, que são as maiores vítimas deste tipo de crime, 32% tendem a culpar a vítima pela violência



247 - Um em cada três brasileiros acredita que a mulher é a principal culpada nos casos de estupro. O dado chocante consta de uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e realizada pelo Datafolha.
A ideia de que a culpa pela violência é da vítima é ainda mais comum entre os homens: 42% deles dizem que se "elas se dessem ao respeito", não seriam estupradas. Entre elas, que são as maiores vítimas deste tipo de crime, 32% também tendem a culpar a vítima pela violência.
Segundo a pesquisa, que ouviu 3.625 pessoas, em 217 municípios, entre os dias 1 e 5 de agosto, 65% da população brasileira teme ser vítima de algum tipo de violência sexual. Entre as mulheres, porém, este índice sobe para 85%. Para30% dos homens, a mulher não pode reclamar se for estuprada ao usar roupas consideradas provocantes.
A maior parte da população brasileira também tem a percepção de que legislação protege os estupradores. A atuação da polícia também alvo da desconfiança dos brasileiros. Segundo o levantamento, 51% da população não acreditam que as polícias militares estejam aptas para combater este tipo de crime e outros 42% acham o mesmo da atuação da Polícia Civil.
Confira aqui a íntegra da pesquisa.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247