Vladimir Safatle analisa a verdadeira corrupção

"Há ainda dois casos mais brutais de corrupção, casos nos quais a apropriação privada do bem comum é ainda mais explícita. O primeiro é o exemplo privilegiado de corrupção no interior da filosofia política. Trata-se da tirania e do autoritarismo", diz o filósofo; "Há outra forma insidiosa de corrupção, a saber, a plutocracia, o governo dos ricos para a defesa incondicional de seus próprios interesses"

Vladimir Safatle analisa a verdadeira corrupção
Vladimir Safatle analisa a verdadeira corrupção (Foto: Dir.: ABR)

247 - "Os eleitores do sr. Bolsonaro gostam de se ver no interior de uma cruzada redentora contra a corrupção centenária do Estado brasileiro. Mas há de se perguntar se isso não é apenas um conhecido capítulo do sistema de autoengano que acomete setores da sociedade do país", escreve o filósofo Vladimir Safatle em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o estudioso, "seria bom começar por se perguntar sobre o que significa, de fato, corrupção". "Se aceitarmos que estamos a falar dos processos de apropriação privada do bem comum, teremos que admitir que se pratica corrupção de várias formas. Há os casos nos quais a corrupção será o desvio de fundos públicos por agentes privados, sejam eles indivíduos, associações ou partidos", continua.

"No entanto, há ainda dois casos mais brutais de corrupção, casos nos quais a apropriação privada do bem comum é ainda mais explícita. O primeiro é o exemplo privilegiado de corrupção no interior da filosofia política. Trata-se da tirania e do autoritarismo. A tirania é a pior forma de corrupção porque ela é a apropriação violenta da força do estado e de sua soberania por grupos particulares. Vimos como isso funciona na ditadura militar, a mesma ditadura que o sr. Bolsonaro e seus seguidores admiram e da qual eles louvam as práticas.

De acordo com Safatle, "há outra forma insidiosa de corrupção, a saber, a plutocracia, o governo dos ricos para a defesa incondicional de seus próprios interesses". A mesma plutocracia que Bolsonaro e seu 'cérebro' Paulo Guedes querem implementar de vez no Brasil".

Leia a íntegra da análise

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247