WhatsApp distorceu a eleição brasileira, diz professor

O professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Luca Belli afirma que o WhatsApp mudou a história das eleições brasileiras e que, somado à perseguição a Lula, definiu um novo e perigoso patamar de democracia. Ele diz: "Bolsonaro não ganhou 55% dos votos graças à falta de informação sozinha. Um forte desejo de mudança política no Brasil depois de um escândalo de corrupção de muitos anos e uma decisão judicial que obrigou o líder favorito Luis Inácio Lula da Silva a se retirar da disputa abriram as portas para sua vitória"

WhatsApp distorceu a eleição brasileira, diz professor
WhatsApp distorceu a eleição brasileira, diz professor

247 - O professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Luca Belli afirma que o WhatsApp mudou a história das eleições brasileiras e que, somado à perseguição a Lula, definiu um novo e perigoso patamar de democracia. Ele diz: "Bolsonaro não ganhou 55% dos votos graças à falta de informação sozinha. Um forte desejo de mudança política no Brasil depois de um escândalo de corrupção de muitos anos e uma decisão judicial que obrigou o líder favorito Luis Inácio Lula da Silva a se retirar da disputa abriram as portas para sua vitória."

A reportagem do jornal GGN destaca que "a candidatura de Bolsonaro se beneficiou de uma poderosa e coordenada campanha de desinformação destinada a desacreditar seus rivais, segundo o jornal brasileiro Folha [de S. Paulo]."

Luca Belli explica que "a estratégia de desinformação foi eficaz porque o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação essencial no Brasil, utilizada por 120 milhões de seus 210 milhões de cidadãos. Desde que as mensagens de texto do WhatsApp são encaminhadas e compartilhadas por amigos e familiares, a informação parece mais credível."

E acrescenta: "inúmeros estudos confirmaram que uma mistura tóxica de má administração de dados, propaganda direcionada e desinformação on-line também influenciaram os resultados da votação do Brexit no Reino Unido e da corrida presidencial dos EUA em 2016."

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247