'Ainda estamos na primeira onda da Covid-19', diz diretora da OPAS sobre aumento de casos

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, disse temer que a primeira onda da Covid-19 "continue a crescer"

Carissa Etienne
Carissa Etienne (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, afirmou que o mundo ainda está na primeira onda do coronavírus. "O que estamos vendo agora não é uma segunda onda. É ainda a primeira onda e temo que continue a crescer. Essa onda está se movendo dentro de cada país, afetando áreas que não tinham registrado muitos casos", afirmou Etienne.

A dirigente alertou para a chamada interiorização da doença, o aumento de casos fora dos grandes centros, em pequenas cidades no interior dos países. Os relatos foram publicados no jornal O Globo.

"A pandemia está se movendo das grandes cidades que tendem a ter melhor capacidade hospitalar para cidades menores que podem não ter como acomodar pacientes que precisam de UTIs ou cuidado especializado. Portanto, a mortalide pode aumentar se os novos infectados tiverem dificuldade em conseguir o cuidado que precisam", acrescentou.

O brasileiro Jarbas Barbosa, vice-diretor da OPAS, alertou para a importância, de uma mensagem unificada dos governos.

"É importante ter uma mensagem clara e única para a população. São tempos muito difíceis e para que a população possa seguir com as medidas de distanciamento social, uma mensagem clara e baseada em evidências é chave para que tenha êxito na resposta", disse.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email