CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Analistas dizem que ataques contra a China podem prejudicar o envio de máscaras e testes ao Brasil

"Como os chineses não têm produtos para enviar para todo mundo, obviamente escolherão parceiros prioritários, com quem não tenham desavenças", avalia Stephan Mothe, analista de mercado

Bandeira daChina e Abraham Weintraub (Foto: Reuters | Alessandro Dantas)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Analistas entrevistados pela BBC Brasil avaliam que as repetidas críticas de autoridades brasileiras à China por conta da pandemia do novo coronavírus podem fazer com que o país asiático restrinja o envio ao Brasil de produtos chineses usados no combate à Covid-19.

Um dos especialista ouvidos pela reportagem, Stephan Mothe, analista de mercado da consultoria Euromonitor com mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Universidade Tsinghua, na China, diz que "a dimensão e importância do Brasil o tornariam uma vitrine natural para a ajuda internacional chinesa" contra a pandemia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele ressalta, no entanto, que os embates recentes farão com que o Brasil seja preterido por autoridades chinesas. "Como os chineses não têm produtos para enviar para todo mundo, obviamente escolherão parceiros prioritários, com quem não tenham desavenças".

A China é a maior fabricantes global desses produtos e tem doado ou exportado os materiais para vários países. Para os analistas, uma eventual retaliação dos chineses se limitaria a oferta no Brasil de itens já escassos para o enfrentamento da pandemia, como máscaras cirúrgicas, respiradores hospitalares e kits de teste rápido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste domingo (5), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou no Twitter uma mensagem insinuando que a pandemia servia aos desejos da China de "dominar o mundo". em seguida dfez ataques xenófobos. 

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, afirmou que a fala do ministro era "racista" e disse aguardar "uma declaração oficial do lado brasileiro sobre as palavras feitas pelo ministro da Educação".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, também fez ataques contra o país asiático.

Confira a reportagem completa no BBC Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO