"As políticas de Bolsonaro são responsáveis por 80% das mortes no Brasil", diz pesquisador Pedro Hallal

O epidemiologista e professor revelou à TV 247 os dados atualizados que apresentará à CPI da Covid no Senado na próxima semana. “Hoje a estimativa não é de três a cada quatro mortes, é quatro de cada cinco mortes, 80%”. Assista

(Foto: ABr | Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - O epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, em entrevista à TV 247, revelou a atualização dos dados que irá apresentar à CPI da Covid no Senado. Ele descreveu os cálculos que foram realizados para chegar à “grave” constatação de que o governo Bolsonaro é responsável por 80% das mortes pela Covid-19 no Brasil.

Hallal ressalta que os dados não são referentes à EPICOVID, maior pesquisa epidemiológica sobre coronavírus do Brasil e que é coordenada por ele, mas sim de uma outra análise. Ele explicou o método utilizado em artigo publicado no The Lancet que mostra que, em dezembro do ano passado, o governo Bolsonaro era responsável por 75% das mortes pela Covid-19 no país: 

“Eu fiz basicamente o seguinte: qual é o percentual da população mundial que vive no Brasil, qual o percentual das mortes por Covid-19 que estão acontecendo no Brasil, dividindo um número pelo outro, se tem uma relação de cerca de 4 vezes. Ou seja, se o Brasil estivesse na média mundial de enfrentamento da pandemia, não teriam morrido três de cada quatro pessoas que morreram até lá. A gente pode fazer esse cálculo de diversas maneiras e o interessante é que várias formas de fazer esse cálculo tem dado resultados parecidos”.

PUBLICIDADE

Pedro está no processo de atualizar os dados para apresentar à CPI o novo resultado. “O spoiler que eu posso dar para vocês é que agora eu incorporei esse período mais recente. E nesse período mais recente a coisa piora, porque nos últimos meses a pandemia melhorou em vários lugares do mundo e piorou no Brasil. Então, hoje a estimativa não é de três a cada quatro mortes, é quatro de cada cinco mortes. Então, a situação é ainda mais grave”, disse o pesquisador. 

“Em outras palavras, um tempo atrás saiu um estudo também no Lancet mostrando que as políticas do Trump eram responsáveis por 40% das mortes nos Estados Unidos por Covid-19. Então, eu estou dizendo que as políticas do Bolsonaro são responsáveis por 80% das mortes por Covid-19 ocorridas até hoje no Brasil”, completou. 

PUBLICIDADE

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email