CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Confinamento e aulas suspensas evitaram 3,1 milhões de mortes na Europa, calcula estudo

Os pesquisadores estimaram reduções na transmissão da Covid-19 com base em dados combinados de 11 países europeus, do início da pandemia no continente até 4 de maio de 2020

(Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Cientistas de cinco centros de estudo britânicos e um americano afirmaram que as quarentenas, os confinamentos e a suspensão de aulas evitaram mais de 3 milhões de mortes na Europa por coronavírus. O estudo foi publicado nesta segunda (8) na edição online da revista Nature. Os pesquisadores estimaram reduções na transmissão da Covid-19 com base em dados combinados de 11 países europeus, do início da pandemia no continente até 4 de maio de 2020. O objetivo do estudo foi medir a eficácia das intervenções para indicar sua utilidade em emergências futuras, porque elas têm impactos econômicos e sociais.

O número foi comparado a uma previsão estatística de quantas mortes teriam ocorrido se o contágio tivesse seguido seu curso normal. Os cálculos apontaram que, em 4 de maio, entre 12 milhões e 15 milhões de indivíduos nesses países haviam sido diagnosticados com o coronavírus, o equivalente de 3,2% a 4% da população dos países estudados (Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Noruega, Reino Unido, Suíça e Suécia). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O trabalho partiu da premissa de que a taxa inicial de contágio do patógeno (Ro) é de 3,8, ou seja, cada infectado transmite o coronavírus em média para outras 3,8, fazendo o número de contaminados quase quadruplicar.

Sem as medidas de distanciamento físico e redução de mobilidade, o contágio teria levado a um número de mortes entre 14,8 milhões e 18,5 milhões. A taxa de contágio foi reduzida para abaixo de 1 (queda de 82% na média).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A taxa de transmissão diminuiu de níveis altos para níveis sob controle em todos os países europeus que estudamos", diz Samir Bhatt, do centro de análise epidemiológica do Imperial College. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO