CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Queiroga mente à OMS e infla dados sobre vacinação no Brasil

Ao propagar "fake news", Marcelo Queiroga demonstrou ter o perfil do governo de Jair Bolsonaro. Ele disse 55 milhões de pessoas foram vacinadas no país, quando, na verdade, 39,2 milhões de brasileiros foram imunizados com a primeira dose

Marcelo Queiroga (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Lisandra Paraguassu (Reuters) - Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro juntar milhares de pessoas sem máscara para um ato no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira à OMS que o Brasil defende a "firme recomendação" de medidas contra a Covid-19, e também inflou os dados de vacinação do país.

"Investimos recursos financeiros na saúde e na retomada da economia. A isso somamos nossa firme recomendação de medidas não farmacológicas para toda nossa população", disse Queiroga em sua fala na assembleia ministerial anual da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As medidas não farmacológicas não foram citadas textualmente pelo ministro no discurso, mas têm sido repetidas por ele: evitar aglomerações, manter distanciamento social e usar máscaras.

No dia anterior ao discurso do ministro, o presidente Jair Bolsonaro reuniu alguns milhares de pessoas em um ato no Rio de Janeiro. No caminhão de som, Bolsonaro e ministros --inclusive o antecessor de Queiroga, Eduardo Pazuello--, estavam todos sem máscaras, e entre o público pouquíssimas pessoas usavam a proteção facial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ministro ainda inflou os números de vacinação no Brasil contra a Covid-19. Queiroga somou os dados de aplicação de primeira e segunda doses para afirmar que 55 milhões de pessoas foram vacinadas no país. Na verdade, 39,2 milhões de brasileiros foram imunizados com a primeira dose, segundo dados do Ministério da Saúde.

"Hoje nossa maior esperança para permitir o retorno gradual e seguro à normalidade é a ampla vacinação. Até o momento o SUS já distribuiu mais 90 milhões de doses de vacinas e vacinou 55 milhões de pessoas", disse Queiroga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dados do painel de vacinas do próprio ministério mostram que 57,7 milhões de doses de vacinas foram aplicadas no país. No entanto, esses números são de doses, e não pessoas vacinadas.

O mesmo painel mostra que 39,2 milhões de brasileiros receberam a primeira dose e 18,5 milhões receberam as duas doses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Saiba como apoiar o documentário "A história secreta da cloroquina", que será produzido por Joaquim de Carvalho, na TV 247.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO