Rio e DF têm com os piores índices de mortes causadas pela covid-19
Entre as 27 unidades federativas do país, Distrito Federal e Rio de Janeiro se alternam no topo da pior colocação no critério de mortes por coronavírus por milhão de habitantes – com 1.088 e 1.075 mortos respectivamente
247 - Entre as 27 unidades federativas do país, Distrito Federal e Rio de Janeiro se alternam no topo da pior colocação no critério de mortes por coronavírus por milhão de habitantes – com 1.088 e 1.075 mortos respectivamente.
Segundo reportagem publicada no portal Exame, especialistas apontam pontos em comum que ajudam a explicar o mau desempenho das duas regiões: a falta de testes, áreas pobres carência de atendimento médico básico e a dificuldade para fazer isolamento social.
Com mais de 18,5 mil mortes notificadas, o Rio proporcionalmente se equipara a regiões mais duramente atingidas pela infecção, como a Lombardia, na Itália, e Nova Jersey e Nova York, nos EUA.
A reportagem também acrescenta que o Distrito Federal registra, em números absolutos, mais de 190 mil casos e 3,2 mil mortes pela covid. Para os pesquisadores diferenças sociais e econômicas entre Brasília e regiões do entorno ajudam a explicar o cenário ruim.
