CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Wellington Dias denuncia: atraso da Anvisa fará Brasil perder remessa da vacina Sputnik V prevista para abril

O governador do Piauí, Wellington Dias, diz que o Brasil não receberá o lote da vacina Sputnik V previsto para abril em função do atraso da aprovação do imunizante pela Anvisa. "Sem a licença para importação da vacina Sputnik, comprada pelos estados, ela não pode vir para o Brasil. Vamos perder a remessa deste mês de abril”, afirmou

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), alertou que o Brasil poderá não receber o lote da Sputnik, vacina russa contra a Covid-19, previsto para abril em função do atraso da aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“É simplesmente inacreditável”, disse Dias por meio de nota. “E o povo adoecendo e morrendo no Brasil por falta de vacinas para Covid 19. Sem a licença para importação a vacina Sputnik, comprada pelos Estados, não pode vir para o Brasil. Vamos perder a remessa deste mês de abril”, completou. Segundo a revista Carta Capital, a crítica foi feita na esteira de uma nota expedida pela Anvisa no sábado (24). No teto, o órgão informava que marcou uma reunião para tratar da portação do imunizante para esta segunda-feira (26). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O alerta de Wellington Dias – que também preside o Consórcio de Governadores do Nordeste para o enfrentamento à Covid-19 - foi feito em um vídeo divulgado neste domingo (25). Segundo o governador, “há demora na liberação da licença de importação por parte da Anvisa e há demora por burocracias e exigências que não estão previstas na lei”.

“A lei prevê que seja apresentado a certificação por uma agência reguladora, entre as 16 ali citadas. E isso foi feito pelos estados. E, agora, mesmo com a decisão do Supremo, ainda, temos uma exigência de uma série de outros documentos”, completou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Representantes do Consórcio Nordeste estiveram em Moscou na semana passada para finalizar as tratativas de 17 contratos dos estados do Nordeste e da Amazônia Legal para a compra das doses da Sputnik V. 

A perda da remessa de abril poderá afetar o cronograma anunciado pelo próprio Ministério da Saúde. Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou que os estados poderão adquirir a vacina russa caso a Anvisa não se manifeste até o final deste mês. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO