CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Marcia Tiburi e Elika Takimoto movimentam campanha por Bacurau legendado para surdos

A campanha da filósofa Marcia Tiburi e da professora Elika Takimoto lembra que enquanto todos podem ver o filme tranquilamente e comentar sobre ele, as pessoas surdas não conseguem pelo simples fato de não ser acessível. As peças dizem frases como “Você já viu Bacurau? Quem é surdo ainda não!”

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A filósofa e professora Marcia Tiburi lançou, ao lado de Elika Takimoto e das professoras Jurema Santos e Carilissa Dall’Alba, uma campanha pelas redes sociais que pede por sessões de Bacurau no cinema acessíveis para pessoas surdas, com legenda. “Minha filha é surda desde pequena. Faz algumas semanas que ela vem me pedindo pra ver Bacurau, mas ela não escuta cinema, nem teatro, televisão ou palestras. Precisa sempre de legendas”, postou em sua conta no instagram. “Eu prometi para a minha filha que só vou assistir depois que ela puder assistir”.

A campanha lembra que enquanto todos podem ver o filme tranquilamente e comentar sobre ele, as pessoas surdas não conseguem pelo simples fato de não ser acessível. As peças dizem frases como “Você já viu Bacurau? Quem é surdo ainda não!”, “Tem gente querendo ver Bacurau, mas não consegue. Cadê as salas com legenda?” e apelos como “Bacurau já está nos cinemas, mas não para surdos!”. A hashtag da campanha é #CinemaParaSurdos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Acessibilidade é uma ideia e uma prática que precisam ser respeitadas. Ela melhora a vida das pessoas. É simples e fácil, e todos se sentem melhor em uma sociedade que respeita as necessidades das pessoas”, afirma Tiburi. Elika Takimoto, que tem surdez moderada e usa próteses há cinco anos, lembra-se da dificuldade de obter acessibilidade. “Para o mundo se tornar mais acessível temos que transpor algumas barreiras. Nem toda deficiência está ligada à locomoção”, disse.

Quem está na campanha

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além do contato de Tiburi com a surdez da filha e da experiência da professora e militante Elika Takimoto, as outras integrantes da campanha atuam como profissionais e militantes da causa. Jurema Santos, do Rio de Janeiro, é especializada na área da surdez e mestra em avaliação. Já a gaúcha Carilissa é Professora de Libras, militante e coordenadora da Campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO