CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Olivia Newton-John, atriz e cantora, morre aos 73 anos

Olivia Newton-John estrelou 'Grease' e vendeu mais de 100 milhões de discos com hits como 'Physical'

Olivia Newton-John (Foto: Phil McCarten/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Reuters) - A cantora Olivia Newton-John, que subiu ao topo das paradas de música pop do mundo nas décadas de 1970 e 1980 com músicas como "I Honestly Love You" e "Physical" e estrelou o filme de sucesso musical "Grease". morreu na segunda-feira aos 73 anos em sua casa no sul da Califórnia.

A morte da artista nascida na Grã-Bretanha e criada na Austrália foi anunciada em sua conta no Instagram, dizendo que ela "faleceu pacificamente" em sua casa de fazenda "cercada por familiares e amigos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Newton-John, quatro vezes vencedora do Grammy, havia revelado há vários anos que o câncer de mama havia metástase e se espalhou para suas costas, forçando-a a cancelar apresentações. Vinte e cinco anos antes, Newton-John havia se submetido a uma mastectomia parcial e estabelecido um centro de pesquisa e tratamento de câncer na Austrália.

O artista começou a se apresentar quando criança e se tornou uma estrela global depois de se mudar para os Estados Unidos. Ela era loira, de olhos azuis e cheia de saúde quando fez seu primeiro sucesso em 1971 com "If Not for You" - uma música de Bob Dylan que também havia sido gravada por George Harrison.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ela seria seguida nos próximos anos por "Let Me Be There", que lhe rendeu um Grammy de melhor performance vocal feminina country, "If You Love Me (Let Me Know)" e duas músicas número 1, "Have You Nunca Fui Mellow" e "Eu Honestamente Te Amo". A última música ganhou o Grammy de melhor performance pop feminina e gravação do ano.

Newton-John também derrotou as estrelas country Loretta Lynn e Dolly Parton para ganhar o prêmio de cantora do ano da Country Music Association em 1974. O improvável sucesso de uma australiana na música country americana incomodou muitos puristas de Nashville.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os críticos também nem sempre se importaram com o trabalho de Newton-John, muitas vezes achando-a espumosa e excessivamente comercial. O New York Times uma vez descreveu sua voz como "quase incolor".

ESTADO DO FILME COM 'GREASE'

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas as críticas não prejudicaram as vendas de Newton-John quando ela passou das paradas country para o pop e cimentou sua aclamação ao co-estrelar com John Travolta em "Grease", o filme de 1978 que se tornaria um dos musicais mais populares de Hollywood. história.

O produtor Allan Carr queria que Newton-John interpretasse a protagonista feminina Sandy depois de ficar impressionado com ela em um jantar, e Travolta também pediu que ela fizesse o papel. Newton-John estava inicialmente relutante por causa de sua experiência negativa no fracasso do filme britânico de 1970 "Toomorrow" e preocupado em prejudicar sua carreira de cantora. Ela também estava preocupada em fazer um sotaque americano, então a parte foi reescrita para fazer de Sandy uma australiana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No filme, ambientado na década de 1950, a recatada Sandy de Newton-John tem um caso de verão com Danny, o "greaser" interpretado por Travolta, mas o relacionamento se desfaz por causa de suas diferenças culturais. No final, eles se reconciliam enquanto seus papéis se invertem, com Danny limpando seu ato e Sandy fazendo uma aparição marcante em uma roupa de couro preta apertada.

O filme de 1978 impressionou a crítica e o público, e sua trilha sonora gerou uma série de sucessos, incluindo a música-título, "Hopelessly Devoted to You", de Newton-John, "Summer Nights", e seu dueto animado com Travolta, "You're the One". Que eu quero."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Sou grata por 'Grease'", disse ela ao Detroit News em 2016. "O filme e as músicas ainda são muito amados".

Seu próximo filme musical, "Xanadu", em 1980, foi um fracasso, mas deu a Newton-John mais sucessos na música-título e "Magic", que alcançou o primeiro lugar.

Em 1981 Newton-John marcou seu maior hit single, "Physical". O vídeo que acompanha a música a mostra com roupas de ginástica e uma faixa na cabeça, o que alimentou uma tendência da moda. Suas letras com infusão de sexo ("não há mais nada para falar a menos que seja horizontalmente, vamos ser físicos") corroeu sua imagem de boa garota e levou algumas estações de rádio a bani-lo.

A carreira de Newton-John esfriou depois de "Physical", mas em 2015 ela teve outro hit número 1 nas paradas de dança - "You Have to Believe", uma versão renovada de "Magic" realizada com sua única filha, Chloe Lattanzi.

Ela faria outro filme com Travolta, "Two of a Kind" em 1983, e eles gravaram um álbum de canções natalinas em 2012.

Newton-John, cuja irmã morreu de câncer no cérebro, tornou-se uma defensora após sua primeira luta contra o câncer de mama e estabeleceu o Olivia Newton-John Cancer Wellness and Research Center em sua cidade natal, Melbourne. Ela também comercializou o que ficou conhecido como Kit de autoexame de mama Olivia.

Newton-John, cujo avô era o ganhador do Prêmio Nobel alemão Max Born, um físico, terminou em quarto lugar na competição de canto da Eurovisão de 1974 enquanto representava o Reino Unido.

Seu primeiro casamento, com o ator Matt Lattanzi, de "Xanadu", terminou em divórcio em 1995 e em 2008 ela se casou com o empresário John Easterling.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO