CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Posse de Sarney, em 1966, por Glauber Rocha

Curta encomendado pelo ento governador eleito ao jovem cineasta baiano foi recusado depois de pronto. Assista e entenda por que no agradou

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na década de 1960, o cineasta Glauber Rocha realizou um curta-metragem sob encomenda para o recém empossado governador maranhense, José Sarney, então com 35 anos de idade. Glauber produziu um documentário sobre a cerimônia da posse do político em ascensão da UDN/ARENA, dois anos depois do golpe militar. O começo do filme mostra Sarney subindo ao palanque e discusando para o público. Os primeiros 30 segundos mostram o governador ao lado da esposa e de seus correligionários e o povo que o elegeu.

De repente, a inquieta câmera de Glauber se distancia das imagens do comício e capta outras bem mais reais e contundentes. Mas o áudio do discurso permanece. Ou seja, enquanto Sarney celebra conquistar no estado e anuncia seu compromisso em acabar com a miséria, as lentes de Glauber registram justamente a pobreza, o abandono e o desolo vivenciado pela população carente do sertão maranhense. O filme mostra casas miseráveis, hospitais infectos, vítimas da fome ou da tuberculose. Depois de pronto, a produção foi, naturalmente, recusada pela governador. Mais tarde, Glauber usaria cenas do curta em seu filme, Terra em Transe.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E 45 anos depois, as promessas do governador ainda não se cumpriram. A última pesquisa do IBGE revelou que quase 1/4 da população maranhense vive abaixo da linha da pobreza. Dos 50 municípios mais pobres do país, 32 são do Maranhão e o estado apresenta uma das maiores concentrações de terras do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO