CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Villa-Lobos faria 125 anos hoje

Compositor encontrou longe dos livros a matria-prima para obras que entraram no imaginrio brasileiro

Villa-Lobos faria 125 anos hoje (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247 - É muito provável que o mais bem sucedido compositor erudito da história do Brasil não tenha exatamente se adequado à erudição. Afinal, foi longe dos livros que Heitor Villa-Lobos encontrou sua matéria prima para compor grande parte dos clássicos brasileiros.

oram a partir dos sons da natureza e da comunidade que suas composições foram construídas e entraram para o imaginário do País. Nesta segunda-feira, Villa-Lobos estaria completando 125 anos de vida, e por tão grande destaque que recebe ainda hoje foi homenageado pelo Google, que expôs um desenho do compositor observando pássaros em sua página inicial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A data em que completa tão simbólico número caiu, coincidentemente, em uma época em que se celebra 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22, na qual o compositor foi o principal expoente musical, se apresentando em todos os dias do evento.

A obra de Heitor Villa-Lobos é extensa, mas algumas são lembradas com maior recorrência. Nas Bachianas Brasileiras, por exemplo, o músico revisitou o estilo clássico de Bach e recriou a partir de uma musicalidade folclórica brasileira. Em Trenzinho Caipira, parte da Bachianas nº2, é um hino presente no imaginário de qualquer brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O caráter folclórico de suas músicas expunha a ideologia nacionalista não só do compositor como do movimento modernista em geral. O reconhecimento veio tardiamente, após já ter recebido muitas críticas. Mas não há dúvidas que hoje, como ele merece, Heitor Villa-Lobos é considerado um dos grandes maestros da história da música.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO