CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Apesar da pandemia, fábricas pequenas e exportadoras da China atingem nível mais alto na década

Índice de Gerência de Compras Manufaturadas da Caixin/Markit (PMI, na sigla em inglês) atingiu em outubro de 2020 o nível 53,6, o mais alto desde janeiro de 2011

Linha de produção de uma fábrica em in Xingtai, na província de Hebei, China. 21/05/2019 (Foto: REUTERS/Jason Lee)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O índice de atividade industrial dessas empresas no país asiático subiu ao ritmo mais alto em quase uma década, com quase todos os indicadores crescendo em relação a setembro ou mais que o esperado.

A produção industrial de pequenas empresas e exportadoras da China cresceu ao ritmo mais rápido em quase uma década, de acordo com uma pesquisa de negócio do grupo de mídia Caixin.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Índice de Gerência de Compras Manufaturadas da Caixin/Markit (PMI, na sigla em inglês) atingiu em outubro de 2020 o nível 53,6, o mais alto desde janeiro de 2011, e superior ao 53,0 de setembro de 2020. Um nível inferior a 50 representa uma contração, enquanto um nível superior significa uma expansão na atividade manufatureira.

"A recuperação foi a palavra na macroeconomia atual, com a epidemia doméstica sob controle. A oferta e a demanda de manufatura melhoraram ao mesmo tempo", indicou Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, em uma nota acompanhando o lançamento da pesquisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Este crescimento, que aconteceu pelo sexto mês consecutivo, foi impulsionado pela recuperação da demanda e consumo, pelo desenvolvimento da infraestrutura graças a estímulos e por exportações resistentes, apesar de vários lockdowns e correspondentes cortes nas importações, que acompanharam o resto do mundo em meio a novas vagas do coronavírus.

"A segunda onda de infecções por coronavírus na Europa e a terceira onda nos EUA suprimiram significativamente a demanda externa da China", disse Wang.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o número de novas encomendas em outubro esteve aos níveis mais altos desde 2010, embora tivesse caído em relação ao mês de setembro.

O indicador de confiança empresarial também atingiu alta não vista há vários anos. As fábricas chinesas contrataram trabalhadores pelo segundo mês consecutivo, embora o aumento tenha sido sutil. A produção das fábricas foi elevada ligeiramente em relação ao mês anterior, com o indicador oficial registrando uma expectativa levemente superior ao que os analistas esperavam, apesar de ser ligeiramente mais lenta que em setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora tenha acontecido um recente surto na região ocidental de Xinjiang, a pandemia da COVID-19 tem sido controlada no gigante asiático, país que é a segunda maior economia do mundo. É esperado que a economia chinesa cresça 2% em 2020, o ritmo mais baixo desde 1976, mas ainda assim um desempenho muito melhor do que de outras grandes economias.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO