CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Barragem da Vale rompe em Brumadinho; ações passam de alta de 2% para queda de até 12%

Minutos após a divulgação da notícia sobre o rompimento da barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), por volta das 13h30 (horário de Brasília), os ADRs (American Depositary Receipts) da empresa negociados na NYSE, que estavam subindo cerca de 3% na primeira hora do pregão, zeraram os ganhos; às 15h35, os papéis tinham queda de 7,37%, a US$ 13,77 (mas chegaram a bater queda de 12% por volta das 14h50)

Barragem da Vale rompe em Brumadinho; ações passam de alta de 2% para queda de até 12% (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Infomoney - Uma barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), sofreu rompimento na tarde desta sexta-feira (25). O Ministério do Meio Ambiente informou que 1 milhão de metros cúbicos de rejeito de mineração foi rompido - há três anos, a tragédia de Mariana envolveu 43,7 milhões de metros cúbicos de lama.

À AFP, um representante do Corpo de Bombeiros disse que há "vários mortos", mas não especificou quantos. O estado prepara um gabinete de crise para lidar com efeitos socioambientais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Minutos após a divulgação da notícia, por volta das 13h30 (horário de Brasília), os ADRs (American Depositary Receipts) da Vale negociados na NYSE, que estavam subindo cerca de 3% na primeira hora do pregão, zeraram os ganhos. Às 15h35, os papéis tinham queda de 7,37%, a US$ 13,77 (mas chegaram a bater queda de 12% por volta das 14h50).

Em nota, a Vale disse que as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens", disse a empresa. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".

Em seu Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse lamentar o ocorrido. "Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretário Nacional de Defesa Civil para a região", escreveu. Segundo ele, a maior preocupação agora é "atender eventuais vítimas desta grave tragédia".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Moradores da parte mais baixa da cidade, na região metropolitana de Belo Horizonte, serão retirados de suas casas, segundo a Defesa Civil. O perfil da Prefeitura de Brumadinho no Instagram solicitou que a população mantenha distância do leito do Rio Paraopeba.

O museu a céu aberto Inhotim, que também fica na cidade, informou ao G1 que está retirando funcionários e visitantes de suas dependências por precaução.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO