Brasil, que entregou pré-sal, irá liderar oferta de petróleo global

A produção de petróleo do Brasil terá o maior crescimento do mundo nas próximas duas décadas entre países fora da Opep, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE); no horizonte mais curto, de cinco anos, a agência projeta 1 milhão de barris adicionais por dia na produção brasileira - um acréscimo inferior somente ao dos Estados Unidos; dado confirma que entrega do pré-sal a estrangeiros, promovida por Michel Temer e Pedro Parente, mostra-se cada vez mais uma atitude lesa-pátria que prejudica os brasileiros

Brasil, que entregou pré-sal, irá liderar oferta de petróleo global
Brasil, que entregou pré-sal, irá liderar oferta de petróleo global

247 - A produção brasileira de petróleo vai ter o maior crescimento do mundo nas próximas duas décadas entre países fora da Opep, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Mercado internacional já comemora entreguismo lesa-pátria de Michel Temer e Pedro Parente.

"Não sabemos quem ganhará as eleições, mas a indústria do petróleo no Brasil está indo na direção correta", disse ao Valor o diretor-geral da agência, Fatih Birol, em entrevista ao Valor. "Isso está confirmado pelo interesse cada vez maior das empresas estrangeiras. Seria uma pena se o próximo governo adotasse algum recuo nas reformas."

As estimativas da AIE apontam aumento na produção dos atuais 2,6 milhões de barris para até 5,2 milhões de barris por dia em 2040. Isso corresponde a 27% do crescimento mundial na extração de petróleo durante esse período e à maior expansão fora da Opep, cartel de grandes exportadores liderado pelos países do Oriente Médio.

No horizonte mais curto, de cinco anos, a agência projeta 1 milhão de barris adicionais por dia na produção brasileira - um acréscimo inferior somente ao dos Estados Unidos, mas acima de Canadá e México, outros dois países empenhados em impulsionar a exploração de suas reservas.

As informações são de reportagem de Daniel Rittner no Valor.

Inscreva-se na TV 247 e veja trecho de entrevista com o especialista em Relações Internacionais Igor Fuser que explica as consequências da entrega do pré-sal às forças do capital estrangeiro:

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247