CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

França não assinará acordo entre União Europeia e Mercosul sem garantias contra o desmatamento, diz ministro

“É inconcebível que o aumento do comércio incremente também a importação de desmatamento. É preciso haver garantias na lei para combater o desmatamento importado. Esse é o problema que temos com o Mercosul", disse o ministro do Comércio francês, Franck Riester

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em um recado direto ao Brasil, o ministro do Comércio francês, Franck Riester, disse que seu país não irá assinar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul sem garantias de metas contra o desmatamento. 

“É inconcebível que o aumento do comércio incremente também a importação de desmatamento. É preciso haver garantias na lei para combater o desmatamento importado. Esse é o problema que temos com o Mercosul, e estamos tentando achar uma solução que assegure que o aumento do comércio com o Mercosul não vai elevar a importação de desmatamento”, disse Riester durante um debate no Fórum Econômico Mundial, de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Declaração do ministro de Comércio da França aconteceu na mesma semana em que o presidente da comissão de ambiente do Parlamento Europeu, Pascal Canfin, afirmou que “o Parlamento não tem nenhuma intenção de passar um cheque em branco ao Brasil sobre a Amazônia”.

A avaliação é que a posição da França poderá travar o acordo entre os blocos comerciais até 2022, quando o país europeu deverá escolher um novo presidente. Diante da pressão interna, o presidente Emmanuel Macron vem colocando a questão ambiental como uma das prioridades do seu mandato. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Anda segundo Riester , os “acordos de comércio são boas ferramentas, que queremos usar cada vez mais, para que o respeito ao Acordo de Paris seja essencial e os padrões de desenvolvimento sustentável sejam respeitados”, disse ele.

Afirmação vem na esteira do aumento do desmatamento e das queimadas no Brasil durante os dois anos do governo Jair Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO