Lucro trimestral do Pão de Açúcar sobe 70%

Grupo comprado pela francesa Casino registrou desempenho acima das expectativas de analistas, impulsionado por melhora operacional da Via Varejo e despesas financeiras menores

Lucro trimestral do Pão de Açúcar sobe 70%
Lucro trimestral do Pão de Açúcar sobe 70%

Reuters - O lucro líquido do Grupo Pão de Açúcar avançou 70 por cento no primeiro trimestre, na comparação anual, e ficou acima das expectativas de analistas, impulsionado por melhora operacional da Via Varejo e despesas financeiras menores.

O lucro líquido da companhia, que além de operações com supermercados e lojas de eletrodomésticos atua no varejo online e no segmento conhecido como "atacarejo", foi de 275 milhões de reais no período, ante 162 milhões de reais no primeiro trimestre de 2012.

Analistas esperavam um lucro líquido de 244,3 milhões de reais, segundo a média de oito estimativas obtidas pela Reuters.
Considerando apenas as operações da Via Varejo - que opera as lojas do Pontofrio, Casas Bahia e a Nova Pontocom -, o lucro líquido cresceu mais de seis vezes no período, para 99 milhões de reais.

Já o segmento GPA Alimentar, que reúne as operações com supermercados, atacarejo e imóveis, teve lucro de 176 milhões de reais, um avanço de 19,5 por cento ante o mesmo trimestre de 2012.

As despesas financeiras consolidadas caíram 17,5 por cento no trimestre encerrado em março, para 397 milhões de reais, levando o resultado financeiro a ficar negativo em 254 milhões de reais, ante 336 milhões de reais no primeiro trimestre do ano passado.

O recuo é "resultado direto das menores taxas de juros (Selic) e controle na concessão de condições de pagamento a clientes", informou a companhia nesta segunda-feira.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do Grupo Pão de Açúcar aumentou 11,2 por cento na mesma base de comparação, a 862 milhões de reais, enquanto a margem Ebitda ficou estável em 6,4 por cento.

A companhia já havia divulgado a receita líquida do período, de 13,383 bilhões de reais, alta de 10,2 por cento sobre um ano antes, com uma retomada das vendas comparáveis em relação ao último trimestre do ano passado.

As vendas pelo conceito mesmas lojas --que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses-- subiram 6,6 por cento no período. Nos quarto trimestre de 2012, o aumento havia sido de 5,8 por cento, considerado fraco por se tratar do trimestre mais importante para o varejo.

O Grupo Pão de Açúcar pagará 33,1 milhões de reais em dividendos intermediários referentes ao primeiro trimestre para os detentores de ações em circulação em 3 de maio. O pagamento será realizado no dia 16 do próximo mês.

(Por Juliana Schincariol)

 

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247