Moody’s eleva nota da Petrobras, que continua abaixo do grau de investimento

A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta segunda-feira 10 a nota de crédito da Petrobras de B2 para B1 e mudou a perspectiva para positiva, indicando que a nota pode subir de novo a qualquer momento; apesar da revisão para cima, a estatal está quatro níveis abaixo do grau de investimento

Moody’s eleva nota da Petrobras, que continua abaixo do grau de investimento
Moody’s eleva nota da Petrobras, que continua abaixo do grau de investimento (Foto: MIKE SEGAR)

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta segunda-feira 10 a nota de crédito da Petrobras de B2 para B1 e mudou a perspectiva para positiva, indicando que a nota pode subir de novo a qualquer momento. Apesar da revisão para cima, a estatal está quatro níveis abaixo do grau de investimento.

O grau de investimento representa a garantia de que um país ou uma empresa não corre risco de dar calote. Em fevereiro de 2015, após a revelação de esquemas de corrupção pela Operação Lava Jato, a Petrobras perdeu o selo de boa pagadora na Moody's. Em fevereiro de 2016, a petroleira foi novamente rebaixada para o nível mais baixo do grau especulativo. A agência, no entanto, elevou a nota da estatal em um nível, para B2, em outubro do ano passado.

A decisão desta segunda-feira ocorre menos de um mês depois de a Moody's melhorar a perspectiva para a nota da dívida pública brasileira. A agência manteve o Brasil dois níveis abaixo do grau de investimento, mas melhorou de negativa para estável a perspectiva negativa para a nota do país, o que significa que a classificação da dívida pública brasileira não corre mais o risco de ser rebaixada a qualquer momento.

Em fevereiro, outra agência de classificação de risco, a Standard & Poor's, elevou o rating da Petrobras, de B+ para BB-. Com a mudança, a estatal passou de quatro para três níveis abaixo do grau de investimento. Na ocasião, a agência citou a melhoria da gestão e o aumento da liquidez (dinheiro disponível) da petroleira.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247