Programa de Bolsonaro favorece empresa do 'Posto Ipiranga'

O 'Posto Ipiranga' de Bolsonaro, Paulo Guedes, anunciado como virtual ministro da Fazenda com plenos poderes, preparou um programa de governo à medida para favorecer sua empresa, a Bozano Investimentos; todas as áreas em que a empresa investe são beneficiadas pelas propostas de Guedes; ele é como um jogador de futebol mitológico, capaz de bater o escanteio (fazer o programa de governo de Bolsonaro) e correr para cabecear e fazer o gol (para a Bozano Investimentos)

Programa de Bolsonaro favorece empresa do 'Posto Ipiranga'
Programa de Bolsonaro favorece empresa do 'Posto Ipiranga' (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

247 - O 'Posto Ipiranga' de Jair Bolsonaro, o economista Paulo Guedes, anunciado pelo candidato de ultra-direita como virtual ministro da Fazenda com plenos poderes se vencerem a eleição, preparou um programa de governo à medida para favorecer sua empresa, a Bozano Investimentos. Todas as áreas em que investe a empresa são fbenefeciadas pelas propostas de Guedes, conforme reportagem de Rodrigo Matos, do UOL.

Guedes é sócio e membro do comitê executivo da Bozano Investimentos, que gere R$ 2,7 bilhões em seus fundos – o comitê é a cúpula da empresa que decide seus rumos e avalia o gestor. A Bozano tem investimentos diretos ou por meio do mercado de ações em empresas que atuam em setores para os quais o economista defende novas regras.

Uma das áreas-foco da Bozano é a educação. Nos diversos fundos da Bozano, há oito empresas de educação. A maioria delas explora a educação à distância online ou redes de universidades, informa a reportagem de Rodrigo Matos. Enquanto Guedes fatura com educação à distância, a principal proposta de Bolsonaro para educação é... prioridade total para educação à distância, inclusive para o ensino fundamental. São oito empresas na área educacional que têm a Bozano como sócia, sendo três delas com foco em educação à distância:  Q Mágico, plataforma de ensino digital, Wide, que produz e gerencia conteúdos digitais, e a Passei Direto, rede social para universitários. As outras têm também segmentos voltados à educação à distância.

O assunto sequer é tratado com discrição. No programa de Bolsonaro, há uma defesa enfática da educação à distância: "deveria ser vista como um importante instrumento e não vetada de forma dogmática. Deve ser considerada como alternativa para as áreas rurais onde as grandes distâncias dificultam ou impedem aulas presenciais". Sua defesa da educação à distância é ampla para todos os níveis. Em entrevista, o candidato reforçou a ideia e ainda pregou a redução do investimento em universidades públicas: "Vamos tirar mais recursos de cima (universidade), e jogar mais no ensino infantil, fundamental", disse à Globonews. 

Outra área prioritária de investimentos da empresa de Guedes é a energia. Entre as empresas nas quais há participação acionária, estão a Equatorial, a Energisa e a CTEEP (Companhia de transmissão de Energia Paulista), três empresas distribuidoras de energia que atuam na maioria das regiões do país, como Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, informa do repórter Rodrigo Matos. Quanto mais for aplicado o programa do candidato da ultra-direita, de privatização em massa, mais a Bozano Investimentos encherá seus cofres.

Guedes é mais que um 'Posto Ipiranga'. É como um jogador de futebol mitológico, capaz de bater o escanteio (fazer o programa de governo de Bolsonaro) e correr para cabecear e fazer o gol (para a Bozano Investimentos). Um fenômeno.

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247